CLIPPING: De olho nas eleições 2012

Façam suas apostas, pois já começou a corrida rumo ao assento principal do Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura de Natal. Há quem diga que os políticos vivem num estado permanente de campanha, no entanto, oficialmente, ainda faltam cerca de 15 meses para que os pré-candidatos ao pleito de 2012 iniciem a divulgação de seus projetos na busca pelo comando político da capital. Embora os planos de governo ainda estejam nas gavetas, os ataques pessoais já podem ser observados em qualquer conversa de bastidor, ou ainda, explicitamente, nas alfinetadas publicadas pela imprensa local.

Até agora, oito, dos partidos políticos com maior representatividade já posicionam seus prediletos para a disputa. Resta agora acompanhar as arrumações que as legendas devem fazer no decorrer dos próximos 450 dias. No momento, o favoritismo inicial está com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Comenta-se que o pré-candidato iniciou sua campanha na eleição de governador, no ano passado, quando obteve 27,99% dos votos válidos em Natal, o equivalente a 100.220 pessoas. O ex-prefeito não possui apoios políticos, mas já declarou que busca alianças com o PSB, PT, PCdoB e PMDB.

Os peemedebistas, no entanto, não parecem interessados em apoiar um nome de outro partido. Há 20 anos sem lançar candidatura própria, a legenda destaca dois de seus representantes como possibilidade para a disputa: os deputados Hermano Morais e Walter Alves. O primeiro acaba de assumir mandato na AL e atribui a lembrança do seu nome à expressiva votação que obteve em Natal, nas últimas eleições. Já Walter Alves tem evitado comentar o assunto. Os dois defendem o projeto do PMDB, mas ainda não jogam confetes.

O PSB também já tem pré-candidata própria: a ex-governadora Wilma de Faria. Ela, que é presidente do partido no RN, é apontada pelos correligionários como a maior liderança na capital. A legenda já iniciou o trabalho de filiação e de capacitação para as militâncias, rumo às eleições de 2012. No caso do PT, o espaço de candidato é destinado ao deputado estadual Fernando Mineiro, que pretende usar sua experiência para costurar a união dos partidos de esquerda rumo à disputa de 2012.

Do outro lado da moeda, três partidos aliados também pretendem lançar seus próprios candidatos. No caso do DEM, o nome do deputado federal Felipe Maia (DEM) é o mais lembrado, embora o parlamentar não confirme a pré-candidatura. Já no PMN, é o deputado Fábio Faria que aparece como o mais cotado. No entanto, ele diz que seu plano é continuar no Congresso Nacional. A novidade é o surgimento do nome do vice-governador Robinson Faria (PMN) nas conversas sobre 2012. Ele, no entanto, ainda não deu declarações sobre tal possibilidade. O PSDB também acaba de lançar seu candidato a prefeito. O deputado federal Rogério Marinho, que quase entrou na disputa em 2008, vai apostar suas fichas no próximo ano. 
 
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário