COPA 2014: MDA, MTur e Sebrae selecionam 24 roteiros turísticos

Durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo país. Pensando nisso, os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA),  do Turismo (MTur) e o Sebrae selecionaram 24 roteiros turísticos para receberem apoio para promoção e comercialização. A iniciativa faz parte do projeto Talentos do Brasil Rural – Eixo Serviços.
Por meio de chamada pública, foram oferecidas duas vagas para cada uma das doze cidades-sede. A localização foi um dos critérios da seleção. Os roteiros deveriam estar a, no máximo, três horas de distância de uma das sedes do mundial, por meio terrestre ou aquaviário.
Os projetos deveriam também representar produto turístico já formatado e comercializado. E, ainda, serem compostos por, no mínimo, 10% de empreendimentos da agricultura familiar. Entre os meses de novembro de 2010 e janeiro deste ano, foram entregues 119 propostas.
Os 24 classificados passarão por diagnóstico, no qual cada roteiro será avaliado individualmente. O objetivo será verificar as necessidades de aperfeiçoamento e a veracidade das informações prestadas no ato da candidatura. Clique emhttp://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/convenios_contratos/selecao_projetos/Resultado_Chamada_Pxblica_Talentos_do_Brasil_Rural.pdfpara ver o resultado na íntegra.
Segundo a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, o projeto beneficiará outros destinos, além das cidades-sede. No total, 55 municípios de 14 estados foram contemplados. “É importante que os turistas percorram o entorno das cidades-sede, conheçam outros destinos turísticos. Essa movimentação é boa para o turista, que tem mais opções, e para a economia local, que também se beneficia com o evento”, afirmou.
O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, destacou a importância da seleção que permitirá fortalecer os empreendimentos da agricultura familiar, ofertando aos turistas serviços qualificados. “Além disso, é uma oportunidade de conhecer melhor as regiões do Brasil, mostrando toda sua identidade cultural e possibilita aos agricultores familiares a geração de mais renda”.
SOBRE O PROJETO
O objetivo do Talentos do Brasil Rural é apoiar a comercialização de produtos – alimentos e bebidas, amenities, decorativos e utilitários - e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. A iniciativa também tem o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário.>Noticias>

Nenhum comentário:

Postar um comentário