Fátima assina carta de apoio à criação do Parque Nacional da Furna Feia



Deputada Fátima durante apresentação do projeto de Furna Feia, na governadoria
Deputada Fátima durante apresentação do projeto de Furna Feia, na governadoria
A deputada federal Fátima Bezerra assinou na manhã desta segunda-feira (28) carta de apoio à criação do Parque Nacional da Furna Feia, localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna. A parlamentar participou da reunião de apresentação do projeto, realizada na governadoria com presença da governadora e do vice, Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, representantes das bancadas potiguares federal e estadual, além de representantes dos setores do Turismo e do Meio Ambiente.

Fátima afirmou que vai fortalecer a iniciativa junto ao Ministério do Meio Ambiente e da Casa Civil, uma vez que para ser concretizado, o projeto precisa da aprovação da Casa Civil do Governo Federal. “Trata-se de um importante projeto para o Turismo do nosso estado. Assinei a carta de apoio e, de fato, vou me empenhar e me coloco à disposição para que ele seja concretizado”, disse.

Além do apoio dos deputados potiguares em Brasília, a regulamentação do Parque dependerá, ainda, do apoio da população de Mossoró e Baraúna. Para isso, serão realizadas nos dias 7 e 8 de maio audiências públicas para que as populações desses municípios conheçam o projeto, aprovem e colaborem.

Furna Feia

Segundo o Instituto Chico Mendes, responsável pelo projeto de transformação da reserva ambiental em Parque Nacional, o sítio espeleológico da Furna Feia é uma região de cavernas, situada em uma área de mais de 10 mil hectares. Em apenas 2% da área total da reserva, já foram encontradas 213 cavidades a partir de pesquisas feitas até o início deste ano, sendo a maior concentração do Estado. Entre essas cavernas está a Furna Feia, segunda maior do RN, com 766 metros de desenvolvimento linear.

Além disso, é um espaço dotado de grande variedade de fauna e flora cuja vegetação típica é a caatinga. Entre as espécies detectadas estão 105 de plantas e 135 espécies animais, várias nas listas oficiais da fauna em extinção, como o gato vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário