Kassab vai criar um novo partido

São Paulo (AE) - Depois de cinco meses de articulações, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou ontem o desligamento do DEM e a criação de um novo partido, batizado de PSD (Partido Social Democrático), com o objetivo de se cacifar politicamente para disputar a eleição estadual de 2014.


júnior santosGilberto kassab tenta conquistar adesões à nova legenda partidária que está em articulaçãoGilberto kassab tenta conquistar adesões à nova legenda partidária que está em articulação
O anúncio despertou certa desconfiança no Palácio dos Bandeirantes, que travou uma queda de braço tácita com o prefeito nos últimos dias para evitar que Kassab engordasse a nova legenda com aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB). 

O lançamento oficial do novo partido será na Assembleia Legislativa paulista, na segunda-feira, às 12:30. Na ocasião, será feita a leitura de manifesto de fundação da sigla. O vice-governador Guilherme Afif Domingos e o secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura paulistana, Cláudio Lembo, saem do DEM para acompanhar Kassab.

Embora o prefeito e Afif defendam a manutenção da aliança com o PSDB no novo partido, aliados de Alckmin veem na mudança articulação de Kassab para entrar na base aliada da presidente Dilma Rousseff. Alguns defendem que a secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Afif, seja mantida com o DEM - e, portanto, retirada do vice. 

Ontem, os articuladores políticos de Alckmin estavam de olho nos vereadores tucanos. Estava previsto um jantar deles com Kassab. Deram sinais de que podem sair do PSDB para acompanhar o prefeito os vereadores Ricardo Teixeira, Juscelino Gadelha, Gilberto Natalini, Claudinho de Souza e Adolfo Quintas. Desses cinco nomes, a saída de Teixeira é dada como certa.

O desafio de Kassab nesta reta final é vencer a resistência de aliados e angariar quadros para a nova legenda. Ontem ele telefonou para vários parlamentares e prefeitos. No domingo, embarca para Salvador, onde se encontra com potenciais integrantes do PSD.

Nas contas do seu grupo, migram para a nova legenda nas próximas três semanas cerca de dez deputados federais por São Paulo. Também são esperados os prefeitos de Itu, Herculano Passos Júnior (PV), de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (DEM), e de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM) - apesar de contarem com a vinda da prefeita, ela tem resistido. O deputado Eli Corrêa Filho (DEM), por exemplo, disse ainda estar indeciso e que o prefeito sugeriu que ele pensasse no fim de semana. 

Nos últimos cinco meses, Kassab manteve conversas com o PMDB e o PSB. Decidiu criar a nova legenda como uma manobra para sair do DEM sem ter o mandato questionado na Justiça - a lei permite mudança sem perda de mandato por infidelidade partidária desde que seja migração para uma nova legenda. 

A ideia inicial era criar o partido para fundi-lo com o PMDB. Depois, veio o convite do PSB. O receio de como a Justiça interpretaria a articulação esfriou a negociação. A discussão foi empurrada para depois de 2012. 

Kassab entrou no PFL em 05. Em 2007, a sigla virou o DEM. Antes disso, ele foi do PL. 

Sigla do novo partido será PSD

São Paulo (AE) - Nem foi criado, o Partido Democrático Brasileiro (PDB) já sofrerá mudanças. Em processo de criação pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e dissidentes do DEM, o partido deve ser registrado como PSD (Partido Social Democrático). A confirmação veio do deputado federal Guilherme Campos (SP), aliado do prefeito paulistano, que acompanhará Kassab na nova legenda. “Todo mundo já sabe a minha posição”, disse Campos.

Embora o aliado dê como certo que o nome escolhido será PSD, Kassab ainda não procurou seus advogados para informar a decisão. O estatuto do novo partido já está pronto há mais de uma semana e segue com o nome da nova legenda em branco. A expectativa é que a reunião de criação do novo partido ocorra até o fim do mês

Na avaliação dos aliados de Kassab, o nome ficou desgastado por associar o interesse do prefeito em se aproximar da base governista. A repercussão negativa da movimentação política fez com que alguns aliados tradicionais de Kassab, como o deputado federal Rodrigo Garcia (SP), anunciassem a permanência no DEM.

Durante o trâmite de registro da nova sigla, Kassab e os fundadores da legenda podem seguir em seus respectivos partidos, até que o TSE oficialize o PSD.

O primeiro PSD foi criado em 1945 e abrigou os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Eurico Gaspar Dutra. Foi extinto durante a ditadura e recriado na década de 80. Em 2003, foi incorporado ao PTB.

Para demonstrar força política, o prefeito de São Paulo poderá ir hoje para Salvador ao encontro do vice-governador do Estado, Otto Alencar (hoje PP), que estaria disposto a entrar no PSD. A assessoria de imprensa de Kassab ainda não confirmou a agenda deste domingo.

Temer afirma que iniciativa é legítima

São Paulo (AE) - O vice-presidente Michel Temer classificou ontem como “legítima” a criação de um novo partido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). A declaração foi feita após reunião da Coordenação Estadual do PMDB de São Paulo, no escritório político de Temer, na zona oeste da capital paulista. “Criar um partido não é fácil. Acho que é legítima a tentativa”, disse o vice-presidente.

Temer não quis entrar no mérito da discussão sobre uma possível estratégia dos aliados de Kassab de criar uma legenda e, assim, não serem punidos por infidelidade partidária. “Não vou criticar”, resumiu. Questionado sobre se o PMDB estadual havia desistido, definitivamente, de incorporar o prefeito de São Paulo e os aliados dele na sigla, o vice-presidente disse apenas que a agremiação está aberta “a incorporar o maior número de filiados” e que a decisão do democrata deve ser respeitada. “O Kassab tem o ritmo dele”, afirmou. 

Na reunião de ontem no escritório político de Michel Temer, a direção estadual do PMDB definiu as linhas gerais de atuação no Estado em relação às eleições municipais de 2012. Em resolução aprovada pela Executiva, ficou decidido que todos os diretórios municipais serão obrigados a lançar candidatos a prefeito ou vice-prefeito em 


F  TN RN
      19/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário