Morre Pinetop Perkins, ícone do blues


Do G1, com agências internacionais
Pinetop Perkins (Foto: AP)O músico Pinetop Perkins, na cerimônia do Grammy
em fevereiro passado. (Foto: AP)
O cantor e pianista Joe Willie "Pinetop" Perkins, ícone do blues americano, morreu nesta segunda-feira (21), aos 97 anos. A informação foi dada pela empresária do artista, Patrícia Morgan.
A empresária conta que o artista acordou reclamando de fortes dores no peito e que sofreu uma parada cardíaca em sua casa em Austin, nos Estados Unidos. 
Sucesso nas décadas de 40 e 50, Perkins foi o artista mais velho a ganhar um Grammy. Em fevereiro passado ele foi premiado na categoria melhor álbum de blues por "Joined at the Hip: Pinetop Perkins & Willie 'Big Eyes' Smith".
Perkins nasceu em 1913  numa região conhecida pelo cultivo de algodão perto Belzoni, no Mississippi. Ganhou fama ao integrar a banda Muddy Waters, onde se tornou um dos músicos mais influentes dos Estados Unidos.
Pinetop Perkins nunca aprendeu a ler - uma lacuna que ele disse certa vez lhe custou em toda a sua longa carreira. Mas nada que o impediu a aprender tocar sozinho o piano e a guitarra.
Perkins adoptou o seu apelido depois de gravar "Boogie Woogie Pinetop's", que ele compôs para um de seus mentores, Clarence "Pinetop" Smith.
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário