Padre explica porque pediu aos fiéis para adotar sapo

O padre Djacy Brasileiro, da paróquia de Santa Cruz, emitiu nota hoje onde explica porque pediu aos fiéis para adotar um sapo. Ele revelou que o pedido foi feito inspirado na campanha da fraternidade deste ano, focada em temas ambientais.
O padre ainda explicou que a adoção ‘não é no sentido literal do verbo”.
Não significa, segundo acrescentou “querer criar um sapo dentro de casa, no seu quarto, dando-lhe comida etc”.
O padre reforçou que o sentido da adoção é estritamente simbólico ambiental.
“É fazer com que, a partir desse respeito a esse anfíbio, tenhamos consciência ecológica. Afinal, este é o grande objetivo dessa campanha: formação de consciência ecológica”, disse.
Veja a nota emitida pelo padre:Esta campanha ecológica, “adote” um sapo por amor a Deus, a sua vida e à natureza, foi baseada num dos tópicos do texto-base da CF 2011: “a vida e suas dores no contexto do aquecimento global”. E levei em estrita consideração o seu sub-tópico: “biodiversidade ameaçada” (Texto-Base CF 2011, Pg. 40).
O sub-tópico, “biodiversidade ameaçada“, diz o seguinte: “
A biodiversidade é de suma importância,pois,”salvaguarda uma série de processos vitais para o planeta e a humanidade,os chamados serviços ambientais”. Por fim, mostra-nos que “a biodiversidade encontra-se seriamente ameaçada” (CF2011. Texto-Base pg. 41).
Foi baseado neste contexto de realidade ambiental, que lancei esta campanha ecológica “adote” um sapo. Este adote tem toda uma simbologia ecológica. Significa que nós, humanos, comecemos a amar, a admirar, respeitar e tratar com carinho este animal, que tanto bem faz à espécie humana. A partir do nosso amor a esse animal tão rejeitado, mal-tratado,chutado,violentado, comecemos a querer bem a todos os seres vivos que nos fazem bem.
Ora, o sapo ajuda no equilíbrio ecológico, engolindo todos os mosquitos que nos são ofensivos. Então, amar o sapo, nada mais é que nós amarmos a nossa vida, a nossa mãe terra com suas biodiversidades (ecossistema, espécies e genes), que pede clemência. Vejamos a letra do canto da CF, deste ano:
“A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa” !
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.”
Refrão: “Nossa mãe terra senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?
Vai depender só de nós.
Vai depender só de nós”.
Adotar um sapo não é no sentido literal do verbo, ou seja, querer criar um sapo dentro de casa, no seu quarto, dando-lhe comida etc., mas no sentido estritamente simbólico ambiental. É fazer com que, a partir desse respeito a esse anfíbio, tenhamos consciência ecológica. Afinal, este é o grande objetivo dessa campanha: formação de consciência ecológica. Só vamos, de fato, defender, proteger, amar e respeitar a mãe terra, quando tivermos um elevado grau de consciência ecológica.Então, comecemos esse amor ecológico pelo um animal tão desprezado: o sapo. Só assim, despertar-nos-emos para o amor ecológico universal, que é a criação, dom de Deus.
OBSERVAÇÕES SOBRE O SAPO:“Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos” (http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_02. php)
“Se não fossem os anfíbios, o mundo teria tantos insetos (pernilongos, moscas, etc.) que a espécie humana já teria deixado de existir há muito tempo, pois não seria possível controlar doenças como dengue, febre amarela e malária, que são transmitidas por picadas de insetos. Sem os anfíbios, a quantidade de pragas nas plantações de banana e outras lavouras seria tão grande que não haveria veneno suficiente no mundo para combatê-las e todos morreriam de fome ou envenenados em poucas semanas”.(
http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_02.php).
“Os sapos comem muitos insetos de várias espécies, como: moscas (adultas e larvas), baratas, pernilongos, formigas, pulgões, besouros, lagartas e vagalumes. Além de insetos, comem outros animais invertebrados como aranhas, lesmas e minhocas. Por isso, sapos, rãs e pererecas são amigos dos homens: eles controlam a população de insetos e de outros invertebrados que causam grandes prejuízos para a agricultura e transmitem doenças”. (
http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03. php).
VIOLÊNCIA CONTRA O SAPODiz o biólogo Adão José Cardoso, da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo: “Se colocarmos sal em suas costas, a dor que o animal vai sentir é semelhante àquela que nós sentimos quando jogamos sal em um ferimento”. (http://super.abril.com.br/cotidiano/sal-pele-sapo-sufoca-animal-436845.shtml).
Padre Djacy Brasileiro, abraçando a causa ecológica.
Siga-me pelo o twitter: @padredjacy
Fone: (83) 8104-8286/3536-1119
Se o sapo nos faz tanto bem,por que o maltratamos tanto? Vejamos o resultado de algumas pesquisas em sites de conservação; 
http://www.ra-bugio.org.br/index. Php
Adriana Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário