Velório de Alencar começa às 10h30 desta quarta-feira no Planalto


Informação foi divulgada pela assessoria da Presidência da República.
Corpo do ex-vice-presidente chega à Base Aérea de Brasília por volta de 9h.

Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília
O velório do ex-vice-presidente da República José Alencar terá início às 10h30 no Palácio do Planalto e será aberto à visitação pública, segundo informou a assessoria da Presidência.
O corpo de Alencar chega à Base Aérea de Brasília às 9h15, de acordo com o presidente em exercício Michel Temer - a presidente Dilma Rousseff está em Portugal. O corpo será recebido com honras de chefe de Estado por Temer e pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia.
Em seguida, ele será levado em carro do Corpo de Bombeiros em cortejo fúnebre até o Palácio do Planalto, onde passa o dia sendo velado pelo público e autoridades. Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem chegar de Portugal no início da noite para participar do velório.  Na manhã de quinta (31), o corpo vai para Belo Horizonte, onde será novamente velado, desta vez, no Palácio da Liberdade
Luto oficial
Na qualidade de presidente em exercício, Temer decretou luto de sete dias pela morte de José Alencar. A bandeira do Brasil foi hasteada em frente ao Planalto a meio mastro.
“Acabei de assinar decreto de luto oficial por sete dias, sendo certo que o ex-vice-presidente receberá as honras fúnebres de chefe de Estado justificadamente, porque sua Excelência exerceu durante praticamente um ano a Presidência da República em face das viagens do ex-presidente Lula”, disse Temer na tarde desta terça.
'Perda irreparável'
Temer afirmou que a perda de Alencar é “irreparável” para o Brasil. “Minha última palavra é de lamento. O Brasil perde uma de suas grandes e expressivas figuras, tanto no empreendedorismo quanto na política.”
Ele destacou que o ex-vice-presidente foi um exemplo de coragem. “Esse fato derivou de uma doença grave que acometeu o ex-vice-presidente, mas soube ele enfrentar [a doença] com vitalidade física e espiritual exemplar. O exemplo que deixa é daqueles que, enfrentando uma tragédia pessoal, souberam manter uma harmonia interna”, disse Temer.
G1.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário