Campanha contra febre aftosa será lançada hoje

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será lançada hoje no Rio Grande do Norte, com perspectiva de imunizar pelo menos 90% do rebanho do estado, formado por aproximadamente 900 mil cabeças de gado. Segundo informações da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, os criadores poderão comprar a vacina a partir do próximo domingo, dia 1º de maio. As doses poderão ser adquiridas nas farmácias veterinárias cadastradas no Ministério da Agricultura de todo o estado, uma vez que, de acordo com a legislação, os refrigeradores terão seus lacres abertos e inspecionados pelos Fiscais Agropecuários do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn).

júnior santosMeta é imunizar pelo menos 
90% do rebanho nesta etapaMeta é imunizar pelo menos 90% do rebanho nesta etapa
Para o diretor de Saúde Animal do Idiarn, Marcelo Maia, “é importante que o criador participe, de modo a contribuir com o alcance da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura que é de vacinar, pelo menos 90% de todo o rebanho do Estado”. Ele estima que o índice de vacinação será maior que o obrigatório, uma vez que há a expectativa da mudança de status de médio risco para livre de aftosa com vacinação “e também por se tratar de um ano com muito inverno, o que sempre contribui para termos um índice acima dos 90% como pode ser comprovado nas estatísticas das campanhas anteriores”.

A campanha de vacinação será lançada às 8h30, na Casa da Anorc, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado.

Adiamento

Geralmente realizada em abril de cada ano, a primeira etapa da campanha foi adiada em 2011 para maio, acompanhando pedidos já feitos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por outros Estados, inclusive os vizinhos Ceará e Paraíba.

Dois fatores teriam contribuído para o governo adiar a vacinação das 900 mil cabeças de gado do estado. O primeiro seria o encarecimento da vacina para os produtores, considerando que, realizando sozinho a campanha em abril, o estado arcaria sozinho com o frete do produto. Segundo Sales Junior, nos dois períodos de vacinação em 2010, o criador chegou a pagar R$ 1,20 por uma dose de vacina, mas se fosse mantido o calendário de vacinação para abril, este ano, o preço da poderia chegar até 30% mais alto.

TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário