Defesa civil alerta sobre pontos de alagamentos em Natal


Por Rodrigo Matoso,  do DIARIODENATAL.COM.BR
O diretor geral da Defesa Civil de Natal, coronel Marques, alertou em entrevista ao DN Online que as fortes pancadas de chuva na capital potiguar desde a segunda-feira(11) ocasionaram transtornos aos motoristas e pedestres nas avenidas e ruas da cidade. Na noite dessa terça-feira (12) até o início da manhã desta quarta-feira (13), o índice pluviométrico tem aumentado o que gerou algumas recomendações em alguns trechos da cidade, ainda que nenhum registro grave tenha sido constatado até o momento.

De acordo com o coronel Marques, pontos de alagamento devem ser evitados nas Avenidas Capitão Mor Gouvêa com a nove. Outro ponto em destaque fica situado na Avenida Interventor Mario Câmara próximo ao Ceasa. Questionado sobre o problema recorrente da lagoa da captação na Avenida da Integração, o coronel Marques disse que o local é um ponto que não precisa chover em grande quantidade para que se apresente problema de alagamento, no entanto, na noite dessa terça-feira, por exemplo, funcionários da Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana isolaram parte do trecho e orientaram os motoristas a usarem um desvio.
Veja também: Chuvas deixam trânsito lento em três trechos de Natal 

Sobre o registro de problemas em residências, o coronel Marques confirmou dois casos no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal, onde uma casa na rua Atalaia teve parte do teto comprometido, porém, a situação foi agravada pelo cupim, que colaborou para a fragilidade do ponto. Já nesta quarta-feira (13), na rua Saquarema, um muro de uma residência desabou. Todos os casos não tiveram vítimas.

O coronel Marques confirmou que desde a noite dessa terça-feira (12), um forte trabalho de fiscalização vem sendo realizado pela cidade na busca pela prevenção quanto à segurança do cidadão em áreas alagadas.” Estamos em reuniões freqüentes com as autoridades, além do acompanhamento da prefeita. Nesta manhã, por exemplo, tenho uma reunião com Micarla de Sousa, onde serão discutidos novas estratégias”, disse.

Segundo o coronel Marques, a Guarda Municipal tem colaborado com o trabalho com o apoio do plantão social, onde o município fornece um atendimento 24 horas através do telefone 199, normalizado desde essa terça-feira(12), cujo objetivo é atender, orientar e ajudar o cidadão que tenha passado por algum problema decorrente da chuva. Em caso de necessidade, o plantão social realiza o trabalho de remoção de famílias para lugares seguros, onde abrigos programados estão a disposição em caso de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário