Flamengo sua para marcar, mas bate Duque e dorme na ponta do Grupo A


Bomba de fora da área de Renato Abreu, aos 28 do segundo tempo, abre a vitória por 2 a 0, a primeira após três empates consecutivos na Taça Rio

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Num jogo difícil, em que uma vez mais ficou evidenciada sua dificuldade em concluir as jogadas, o Flamengo enfim voltou a vencer na Taça Rio. Após três empates seguidos, o time derrotou neste sábado o Duque de Caxias, por 2 a 0, no Engenhão, graças a uma bomba de fora da área de Renato e a um gol contra de Hamílton. O Rubro-Negro só abriu o marcador aos 28 minutos do segundo tempo, numa noite em que foi melhor que o rival, mas não teve grande atuação.
Com o resultado, o Flamengo assume, ainda que de forma provisória, a liderança do Grupo A, com 12 pontos. Vasco,  Americano (fazem seus jogos no domingo) e Boavista (perdeu para o Macaé por 2 a 1 neste sábado), todos com dez, vêm logo atrás. O Duque de Caxias se manteve com oito pontos, em quarto lugar no Grupo B, cujo líder é o Olaria, com 12. O Rubro-Negro volta a campo no domingo, dia 10 de abril, quando faz o clássico com o Botafogo, no Engenhão. No mesmo dia, o Duque recebe o Resende, no estádio Los Larios.
Ronaldinho se destaca com arrancadas
O Flamengo começou o jogo animado, com Ronaldinho Gaúcho mostrando disposição. O craque fez jogadas de efeito, deu arrancadas e bateu boas faltas ao longo de todo o primeiro tempo, mas não conseguiu fazer o time tirar o zero do placar. A primeira boa chance rubro-negra aconteceu aos 5 minutos. O time entrou trocando passes na área até Léo Moura cruzar. Ronaldinho se esticou todo, na risca da pequena área, mas não conseguiu alcançar.
ronaldinho gaucho flamengo x duque de caxias (Foto: Ricardo Ramos/VIPCOMM)Ronaldinho passa por Lenílson: craque teve boa atuação no jogo (Foto: Ricardo Ramos/VIPCOMM)
Na primeira metade da etapa inicial, o Duque de Caxias, que ao longo da partida adotou sempre a postura de esperar pelo Flamengo para sair nos contragolpes, até que conseguiu oferecer algum perigo. Em duas oportunidades, com Geovane Maranhão e Somália, o time da Baixada esteve em condições de abrir o marcador, mas a pontaria na conclusão foi ruim. O Duque, por sinal, não pôde escalar quatro atletas, que foram emprestados pelo Flamengo.
Com o passar do tempo, o Rubro-Negro se impôs e, aos poucos, dominou por completo as ações. Renato Abreu, em grande jogada pela esquerda, aos 23, foi ao fundo e cruzou para Ronaldinho, dentro da pequena área. O Gaúcho foi travado e não conseguiu empurrar para a rede.
rodrigo alvim  flamengo x duque de caxias (Foto: Vipcomm)Rodrigo Alvim não esteve bem e acabou
substituído (Foto: Vipcomm)
Wanderley, que errou quase tudo o que tentou, teve grande chance aos 30. Em falta boa para ser batida na direção do gol, Ronaldinho enganou a todos ao dar passe açucarado para o camisa 33. Wanderley, entretanto, errou o chute por duas vezes seguidas e facilitou as coisas para o goleiro Fernando.
Deivid entra na vaga de Wanderley
Na volta para o segundo tempo, Luxemburgo resolveu trocar Wanderley por Deivid. O panorama, entretanto, não mudou. O Duque de Caxias também mexeu, ao sacar o meia-atacante John para lançar Gilcimar. Foi o time da Baixada que começou melhor a etapa final e teve logo duas chances. Na primeira, Somália mandou para fora. Depois, o próprio Gilcimar aproveitou falha bisonha de David Braz e fuzilou Felipe, que fez milagre para evitar o gol.
No ataque, o Flamengo ameaçou com jogadas de bola parada. Ronaldinho bateu falta, aos 5, e a bola sobrou para Deivid, que bateu em cima do goleiro Fernando. Depois, aos 7, o Gaúcho bateu escanteio e achou Thiago Neves livre. O camisa 7 bateu por cima do gol.
Alvim, após muitas vaias, é substituído
Muito vaiado pela torcida, o lateral Rodrigo Alvim deixou o gramado aos 15 minutos, para a entrada de Diego Maurício. Renato Abreu, então, passou a jogar mais recuado, compondo o setor que era de Alvim.
Uma vez mais, não houve melhora sensível por parte do Flamengo, embora o time, naturalmente, tenha conseguido criar mais chances de gol. Aos 18, após cruzamento da direita, Deivid bateu rasteiro, da marca do pênalti, e a bola saiu rente à trave esquerda de Fernando.
Bomba de Renato resolve a parada
renato abreu  flamengo x duque de caxias (Foto: Vipcomm)Renato comemora após marcar o gol do alívio do Flamengo no Engenhão (Foto: Vipcomm)
A torcida já mostrava alguma impaciência quando, enfim, o Flamengo desencantou. Renato soltou uma bomba de fora da área, aos 28, e acertou o ângulo direito. Um golaço!
Daí em diante, o Duque de Caxias até procurou se abrir um pouco mais, para buscar o empate, mas não conseguiu criar grandes chances de gol. O Flamengo, por outro lado, não conseguiu aproveitar os espaços dados pelo rival. Para evitar sustos, Luxemburgo ainda sacou Thiago Neves para lançar Fierro e fechar mais o setor de meio-campo.
Já no apagar das luzes, aos 44, o Fla chegou ao segundo gol. Renato fez cruzamento da direita, Hamílton tentou cortar de cabeça e acabou fazendo contra. Enfim, estava selada a vitória.
GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário