Missa dos Santos óleos atrai fiéis à Catedral

O arcebispo Dom Matias Patrício abençoou os óleos a serem utilizados na unção dos enfermos, batismo e crisma durante todo o ano 2011 e presidiu a renovação dos votos dos padres potiguares. A cerimônia foi realizada ontem pela manhã, durante a Missa dos Santos Óleos, como é popularmente conhecida a celebração da quinta-feira de Semana Santa. Celebrada na Catedral Metropolitana, a missa contou com a presença maciça de fiéis.


alex régisArcebispo Dom Matias abençoou, na manhã de ontem, os óleos a serem usados na unção dos enfermos, batismo e  crisma este anoArcebispo Dom Matias abençoou, na manhã de ontem, os óleos a serem usados na unção dos enfermos, batismo e crisma este ano
Frente a uma igreja lotada, Dom Matias Patrício falou sobre a importância simbólica da unção, cumprimentou padres diáconos e seminaristas. Uma passagem do evangelho de Lucas foi a escolhida para inspirar fiéis e ministros da fé. Nela, Jesus afirma ser a concretização da profecia de Isaías, ainda no antigo testamento, e que veio à terra para “libertar os oprimidos”. “Nessa passagem, Jesus deixa claro a presença do espírito através da unção. Estamos aqui para festejar esse momento, o encontro com o Senhor, onde podemos ouvi-lo e falar também  sobre nossas preocupações e necessidades”, falou, durante a homilia.

A unção, para a Igreja, acontece a partir dos óleos santos, os mesmos abençoados pelo bispo no fim da missa. Eram três urnas com os óleos, que ficaram postadas à frente do altar e, antes da comunhão, foram abençoadas por Dom Matias Patrício. Durante o batismo, a crisma, o ordenamento e a unção dos enfermos, o padre “aplica” o óleo na testa do fiel.

Após falar sobre o Evangelho, Dom Matias pediu licença aos fiéis para se dirigir especificamente aos padres, diáconos e seminaristas presentes. Eles formavam dois semicírculos à frente do altar e ouviram a recomendação do arcebispo após confirmarem na presença dos fieis os seus votos de “servir sem interesse, segundo o compromisso com Jesus Cristo” à Igreja. “Ser pastor é imitar Jesus Cristo”, disse Dom Matias. E complementou: “Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas por acontecimento. E esse acontecimento é Jesus”.

Ao final, Dom Matias pediu que os fiéis rogassem por esclarecimento e sabedoria. “Peço que vocês peçam a Deus por mim.  Ele utiliza instrumentos frágeis como nós, sacerdotes, para realizar a Sua obra”, encerrou.

Ainda ontem, às 17h, foi realizada a tradicional Missa do Lava, conhecida como Ceia do Senhor, onde a Igreja celebra e incentiva o amor e o serviço ao próximo. Na ocasião, o Arcebispo lava os pés de 12 pessoas, em referência aos 12 apóstolos de Cristo. 

A celebração da Paixão do Senhor na Catedral Metropolitana será amanhã às 15 horas, em conjunto com a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação. Após a celebração, acontecerá a procissão da imagem do Senhor Morto. A procissão sairá da Catedral Metropolitana e passará pela avenida Deodoro da Fonseca até a Ulisses Caldas e praça André de Albuquerque até chegar à antiga Catedral. Todos os trechos envolvidos estarão interditados durante a atividade, segundo o padre Aerton Sales, responsável pela Catedral Metropolitana.


TN online

Nenhum comentário:

Postar um comentário