Porto pega o Benfica neste domingo: vitória garante título por antecipação


Maior rival detém recorde histórico de 1972/1973, quando ficou com o caneco a sete rodadas do encerramento do Português

Por Gabriel FrickeLisboa, Portugal
O Porto, líder invicto do Campeonato Português com 68 pontos (22 vitórias e dois empates), pode se tornar campeão com cinco rodadas de antecipação se vencer o Benfica, neste domingo, às 16h30m (de Brasília), no Estádio da Luz. O GLOBOESPORTE.COM transmite o clássico em Tempo Real.
O clube de Lisboa é o recordista de título com antecedência: sete rodadas, em 1972/1973, quando contava com o ídolo Eusébio (artilheiro com 40 gols). Na atual temporada, o goleador do Português é o brasileiro Hulk, que tem 20 gols e vem ajudando o Porto a se consolidar como melhor ataque da competição: são 56 gols no total.
Hulk comemora gol do Porto contra o Beira-Mar (Foto: AFP)Hulk é o protagonista do Campeonato Português: craque do Porto e artilheiro com 20 gols (Foto: AFP)
Outro destaque da equipe é o setor defensivo. Com apenas oito gols tomados, a defesa dos Dragões, comandada pelo goleiro Helton, ex-Vasco, pode bater outra marca histórica. Em 1979/1980, o próprio Porto levou apenas nove gols em toda a competição. Na atual temporada, o time sofreu oito gols em 24 jogos. A seis jogos do encerramento, Helton comentou a possibilidade de quebrar o recorde.
- Bater marcas é sempre muito gratificante. Ainda tem seis rodadas, vamos tentar ao máximo. O problema é que os adversários não vão querer deixar a gente bater essa, né? – brincou, em entrevista por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
Helton, goleiro do Porto (Foto: AP)Helton pode ajudar defesa do Benfica a quebrar
recorde no Campeonato Português (Foto: AP)
Mas segundo o camisa 1, o elenco tem outro objetivo em mente: conseguir a taça para o Porto já neste domingo.
- A gente tem esse objetivo de definir logo as coisas, mas não é um adversário qualquer, é o Benfica. Dificuldade sabemos que vamos ter, mas tentaremos o melhor sempre – afirmou.
Sob o comando do técnico André Villas-Boas, ex-auxiliar de José Mourinho, de apenas 33 anos, o Porto tem uma campanha surpreendente, chegando também nas quartas de final da Liga Europa, contra o Dínamo de Kiev. Helton disse estar realizado com o momento vivido pelo clube.
- Estamos muito contentes porque conseguimos manter um nível alto, brigar no topo, o que não é fácil. Podemos ser campeões nacionais, da Liga Europa e ainda alcançar boas médias de defesa e ataque. O importante é continuar com os pés no chão sempre, manter a humildade, mas do clube ninguém pode reclamar. O Porto tem dado toda a estrutura e é impecável com a força que nos dá.
Mesmo sabendo da dificuldade, o rival Benfica quer botar água no chope do Porto. Para isso, conta com a tradição. O clube lisboeta é o maior vencedor da história da competição com 32 títulos. Os Dragões tem 24 títulos, seguido do Sporting Lisboa com 18, o Belenenses, com um (1945/1946), e o Boavista, também com um (2000/2001)
FONTE; GLOBO ESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário