Após denunciar mensalão, vereador fala em recuperar imagem da CMN Fernando Lucena afirma que Prefeitura do Natal e Câmara Municipal se beneficiam, através de convênio.


Conhecido por fazer declarações polêmicas na Câmara Municipal de Natal, o vereador Fernando Lucena volta surpreender. O petista denuncia a existência de um mensalão na Casa. Ele faz questão de ressaltar: "este, não tem dinheiro na cueca". No entanto, o voto ilícito, através de vantagens concedidas pela Prefeitura do Natal a uma parecla de vereadores configura a irregularidade. Para Lucena, é expondo situações como esta que a CMN precisa recuperar sua imagem, desgastada desde o episódio da operação impacto, em 2008.

Diógenes Dantas – Por que o senhor denunciou essa possibilidade de mensalão na Câmara Municipal de Natal?

Fernando Lucena –
 Essa história do mensalão é o pecado do PT. Ninguém olha que o Brasil mudou, que a Educação melhorou. Tudo que se fala de mal do governo o mensalão do PT.

DD – O senhor é um desses políticos do PT que admite que houve o mensalão nacional?

FL – 
Não. Como é que um prefeito se elege com sete vereadores e de uma hora para outra têm 16 na bancada dela, é porque ela [Micarla] é bonitinha? O que eu quero dizer, é que mensalão não é apenas dinheiro na cueca, mas também o voto ilícito. Quando você se elege por uma coligação e depois apóia outra. Por exemplo, o PMDB está indo apoiar Rosalba de graça? O deputado Nélter Queiroz, outro exemplo, eu nunca fui na casa de Iberê Ferreira na campanha [ex-governador do RN], para ele não está lá servindo cafezinho e hoje é rosalbista, que história é essa? Na minha opinião, tudo isso é mensalão.

DD – Não, mas quando você fala em mensalã e que existe uma mensalidade, uma vantagem econômica e financeira...

FL –
 Existe um convênio na Câmara Municipal, que eu e o ex-vereador Renato Dantas denunciamos ao Ministério Público em 2008, onde 170 funcionários da CMN vão pra casa, aí dá uma folga, a prefeitura paga esse dinheiro e a bancada da prefeita se beneficia disso. 

DD – Isso foi denunciado em 2008, e agora como está?

FL –
 Continua. 

DD – Como isso realmente funciona?

FL –
 Se você é da bancada governista, você terá uma folga de cargos para nomear. 

DD – Isso em qualquer área da administração pública?

FL –
 Isso com a bancada governista.

DD – E porque o senhor resolveu resgatar esse assunto agora?

FL –
 Porque é um trunfo que eu tenho diante das ‘pancadas’ que estão dando no PT com essa história de mensalão agora. Qual é a Câmara hoje que o prefeito era minoria e conseguiu a maioria como aconteceu em Natal? Por boniteza não foi. Mensalão não é só dinheiro na cueca, é a forma ilícita de voto. Quem votou em Fernando Lucena pelo PT agora eu vou apoiar Micarla? E aí, se eu fosse qual era o motivo? Alguém poderia dizer, “Lucena que criticava tanto a prefeita agora está indo apoiá-la?”. Entendeu?

"Mensalão não é só dinheiro na cueca, é a forma ilícita de voto."

DD – Mas você foi assediado neste sentido depois que reassumiu o seu mandato de vereador?

FL –
 Esse povo não me procura, acho que é porque eu denuncio. 

DD – Qual o tamanho da bancada da prefeita hoje na Câmara Municipal de Natal?

FL – 
Dos 21 são 13 hoje.

DD – Então ela continua com maioria...

FL –
 Mas chegou a 16.

DD – E a tendência e que com a aproximação do pleito ela mantêm essa maioria?

FL 
– Não, eu acho que o veto que ela [Micarla] enviou a todas as emendas dos vereadores à LDO vai mudar esse quadro. Nós vamos derrubar esse veto. 

DD – O senhor recebeu alguma sanção dos colegas por causa das suas declarações?

FL – 
Não. Eu até acho que se bate muito na Câmara e ninguém bate na Assembleia Legislativa ou será que na Assembleia não tem? Tem. Investigue! Agora eu não sei porque a Assembleia é blindada. Eu disse ao presidente da Casa, Edivan Martins, que é preciso recuperar a imagem da Câmara, como acabando com esse convênio.

DD – O senhor acha que essa má imagem da Câmara vem desde o episódio da Operação Impacto. 

FL –
 Exatamente. Quatro anos para julgar isso? E se esses vereadores forem inocentes? São quatro anos de pancada. 

DD – De exposição negativa.

FL –
 Deles e da Câmara Municipal de Natal.
nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário