Aluno atira em professora e se mata em São Caetano


Reconhecida pelo excelente desempenho educacional por índices e exames estaduais e nacionais, a Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão, no bairro Mauá, em São Caetano, tem agora uma mancha de sangue nesse caminho glorioso. Aluno do 4° ano do Ensino Fundamental, David Mota Nogueira, de apenas 10 anos, feriu ontem a bala a professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38, e em seguida atirou contra a própria cabeça.
Era por volta das 15h50 e o intervalo do período da tarde havia terminado há pouco. Parte dos estudantes e docentes ainda se acomodava em suas salas de aula quando David pediu a Rosileide para ir ao banheiro. Segundo o capitão do 6° Batalhão de Polícia Militar, Robinson Castropil, quando voltou, já com o revólver calibre 38 em punho, a criança disparou contra a professora.
Rosileide foi atingida na região lombar, do lado esquerdo do corpo - 25 alunos estavam na sala. Socorrida por helicóptero da Polícia Militar, foi levada ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, e não corre risco de morrer, de acordo com a Prefeitura de São Caetano.
Após o primeiro tiro, David andou poucos metros até uma escada, apontou a arma contra a cabeça e puxou o gatilho. A criança foi levada com vida para o Hospital de Emergências Albert Sabin, mas não resistiu a duas paradas cardíacas, morrendo às 16h50.
O estampido dos disparos causou correria nos corredores. "Eu estava indo para a sala. Ouvi o primeiro barulho e pensei até que fosse de fora, mas, em poucos segundos, veio outro tiro. Fui ver o que havia e encontrei o menino no chão. Tinha bastante sangue", contou um aluno do 9° ano.
A notícia se espalhou e logo os pais estavam na porta da escola para buscar seus filhos. Apreensivos, muitos falavam ao celular para tranquilizar familiares ou mesmo para receber mais informações sobre o caso, a essa altura já noticiado por rádios, TVs e internet. Alguns estudantes deixaram a escola aos prantos e eram abraçados por pais em lágrimas.
A Alcina Dantas Feijão obteve a melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 entre as escolas públicas não técnicas do Estado. O resultado saiu há 11 dias. Ano passado, a escola foi apontada como a melhor de São Paulo para alunos do 6° ao 9° anos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As aulas estão suspensas hoje.

Menino pegou revólver do pai para cometer o crime 
O revólver que David Mota Nogueira utilizou para atirar contra a professora e depois se matar pertence ao seu pai, o guarda-civil municipal de São Caetano Milton Evangelista Nogueira, que trabalha na GCM há 14 anos.
Segundo o secretário de Segurança da Prefeitura, Moacyr Rodrigues, a arma é particular e não da corporação. O revólver está registrado no nome de Nogueira, não tem numeração raspada e está licenciado até setembro de 2012.
Rodrigues garantiu ter reforçado as ações de segurança em todas as instituições de ensino da cidade, logo após o registro de casos de violência como o massacre de Realengo, quando em abril um atirador matou 12 crianças e feriu outras 12 no Rio de Janeiro.
"É uma tragédia que dificilmente poderíamos prevenir ou prever", disse o secretário. CW-23Delegado titular da Delegacia Sede de São Caetano, Francisco José Cardoso se impressionou: "Estamos diante de um caso anormal. Não se trata de adolescente ou adulto, mas de uma criança que atirou na professora e se matou."
Cardoso afirmou que o pai do aluno poderá ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar), se ficar comprovado que guardava a arma na residência de forma negligente ou imprudente. O pai teria dito que percebeu a falta da arma quando voltou para casa, logo após levar o filho à escola. Depois de procurar e não achar, foi à unidade e questionou os dois filhos, que disseram não saber do revólver.
À noite, na chegada ao Instituto Médico-Legal, o pai de David pediu que "respeitassem o momento difícil" e que preferia não se pronunciar. A investigação está a cargo do 3° Distrito Policial. "A primeira informação que obtivemos é que o garoto não gostava da professora", disse o delegado. Além das crianças, duas testemunhas adultas serão ouvidas nos próximos dias.
De acordo com Cardoso, na mochila do garoto foi encontrado desenho que pode auxiliar a polícia. Na primeira parte da folha há apenas a fachada da escola e a porta de entrada. Do outro lado há uma professora próxima à lousa, carteiras vazias e uma criança sentada em uma delas usando uniforme. Acima, a observação: "Eu com 16 anos."
O retrato será encaminhado para psicólogos e profissionais especializados para análise. (reportagens de André Vieira, Bruna Gonçalves, Camila Galvez e Maíra Sanches)


do diário do grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário