Amauri Teixeira defende criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS)


Imposto seria cobrado sobre movimentações bancárias acima de 10 salários mínimos mensais


A Emenda Constitucional 29 entra em votação no dia 28 de setembro, na Câmara dos Deputados. A emenda prevê um financiamento adicional para ações e serviços públicos de saúde através da criação de um novo imposto, a Contribuição Social para a Saúde (CSS). De acordo com a proposta, o imposto não vai ser cobrado da camada mais pobre da população, mas sim de movimentações bancárias acima de 10 salários mínimos mensais.
O deputado petista Amauri Teixeira (PT-BA) defende a nova taxa. “O gasto per capita com saúde hoje está em torno de R$1,50 por dia. Isso não é possível no SUS, um sistema universal e integral (assiste a todos em todas as necessidades de saúde). Não da para atender a todos gastando apenas isso, é preciso aumentar. Ai começam as divergências nessa Casa. Defendemos um financiamento exclusivo que vise a saúde”, diz o parlamentar.
Para alguns, a criação do CSS é visto como o retorno do CPMF, mas o deputado justifica: “É possível melhorar a saúde sem onerar a sociedade. Muitos grandes sonegadores foram contra as instituição de taxas como o CPMF porque foram usadas para investigar indícios criminais. As pessoas que transitam pelo mercado subterrâneo sem pagar imposto, vão pagar pelo menos pela saúde”, explica o deputado Amauri Teixeira.
Em entrevista ao Portal do PT, o parlamentar detalha o conteúdo da Emenda 29 e faz a defesa do  tributo.

Fonte pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário