Fátima visita Alto Oeste em busca do fortalecimento do PT


Em dois dias na região, deputada visitou cinco cidades, debateu a reforma política e recebeu homenagens.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) cumpriu uma agenda intensa passando por diversos municípios da região do Alto Oeste na sexta-feira (9) e no sábado (10). O objetivo, além da aproximação com a militância, é buscar o fortalecimento do PT naquele recanto do Rio Grande do Norte com vistas às eleições de 2012. A meta do partido é lançar o maior número de candidatos a prefeito e a vereador. 

A primeira parada foi na cidade de Doutor Severiano, onde a parlamentar se reuniu com prefeito Francisco Nery (PSB), vereadores e vários secretários municipais. Além deles, ela conversou ainda com professores, estudantes e agentes de saúde da cidade.

O segundo compromisso da sexta-feira foi em Pau dos Ferros, onde a deputada concedeu entrevista numa emissora de rádio local e, entre outros assuntos, falou sobre as reformas estatutárias aprovadas no 4º Congresso Nacional do PT, realizado em Brasília no final de semana passado.

Questionada sobre a limitação do número de mandatos, que começa a valer a partir de 2014, Fátima disse que a mudança vai permitir a renovação dos quadros partidários e, com isso, favorecer o surgimento de novas lideranças. 

Pela nova regra, aprovada pelos congressistas, vereadores e deputados estaduais, federais e distritais só poderão disputar três mandatos consecutivos, enquanto os senadores poderão disputar dois. 

Após a entrevista, a deputada visitou as obras da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semiárido), na companhia do reitor Josivan Barbosa, que se filiou recentemente ao PT e é pré-candidato à Prefeitura de Mossoró. 

De Pau dos Ferros, Fátima seguiu para o município vizinho de Rafael Fernandes, onde teve encontros com lideranças políticas, visitou as obras de uma quadra de esportes e de uma creche do programa federal Proinfância. Mais tarde, em sessão solene na Câmara Municipal, ela recebeu o título de Cidadã Honorífica Rafaelense. A proposição da homenagem foi iniciativa da vereadora Lívia Sonalle (PT).

A sede da Câmara Municipal ficou lotada pelas pessoas que foram prestigiar a homenagem à deputada Fátima Bezerra. Os vereadores e diversas outras lideranças locais também foram cumprimentá-la pela honraria. Em seu discurso, a parlamentar agradeceu o gesto e afirmou que, longe de se deixar levar pela "vaidade", o título a deixava "feliz" por saber que seu trabalho estava trazendo resultados para o município e sua população.

Ainda na sexta-feira, Fátima retornou a Pau dos Ferros, onde participou de um debate, à noite, sobre o tema da reforma política na Câmara Municipal. Ela voltou a defender o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, argumentando que essa medida iria "fortalecer a democracia, na medida em que torna a disputa política mais igualitária e elimina a influência do poder econômico nos pleitos".

Em Alexandria, reunião do Pólo do PT no Alto Oeste

No sábado pela manhã, Fátima se reuniu com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alexandria. Ela recebeu um documento dos professores, em que a categoria denuncia o não pagamento do piso nacional do magistério pelo município.


Depois, Fátima participou do ato de filiação de novos membros do PT naquele município, em evento realizado no salão paroquial, no centro da cidade. A programação contou a presença, entre outras lideranças, da vereadora Socorro Queiroz (PT) e do médico Adauto Nunes, pré-candidato petista à sucessão de Alexandria.

A deputada se reuniu, ainda, com os representantes do Pólo do PT no Alto Oeste, formado por cerca de 20 municípios da região. Além dela, participaram do encontro o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, o vice-presidente Olavo Ataíde e o secretário de Organização Rildo. 

O principal assunto da pauta foi a organização da legenda na região com vistas às eleições de 2012. A idéia é lançar o maior número possível de candidatos majoritários e apresentar boas nominatas para vereador, permitindo ampliar a representatividade da sigla nas câmaras municipais.

Após passar por Alexandria, Fátima ainda cumpriu agenda em Frutuoso Gomes, onde participou da inauguração de 30 casas populares, construídas numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal através do programa "Minha Casa, Minha Vida". A deputada foi recebida com entusiasmo pelo prefeito Lucídio Jácome (PSB), pelos vereadores, pelo PT local e pela comunidade.

Depois desse último compromisso na região do Alto Oeste, a deputada voltou para Natal, em tempo de participar da reunião do PT da Zona Sul, realizada no auditório da Facex.
 


nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário