Família de pescador quer trazê-lo para Natal


O estado de saúde do pescador potiguar Francisco Januário de Sousa, resgatado no Ceará ontem (10) após sete dias à deriva, é bom. Segundo informações de Erivânia Nascimento, amiga da família do pescador, o objetivo agora é transferir Francisco Januário para Natal. Os médicos do Posto de Saúde de Acaraú, no Ceará, já deram alta ao paciente. Após sete dias exposto ao sol, Francisco apresente bolhas e queimaduras em algumas partes do corpo. Principalmente nas nádegas, nos braços e no rosto devido ao tempo em que passou sentado no bote e exposto ao sol. Por telefone, Francisco Januário conversou pela primeira vez com a esposa na manhã de hoje (11).
 
Desaparecido desde o último dia 3, Francisco Januário de Souza foi encontrado com vida na manhã deste sábado, no litoral do CearáOs familiares planejam trazer o pescador para Natal ainda hoje. Mas, para isto, precisarão de uma ambulância ou transporte aéreo. A família e amigos apelam para chefes de estado, autoridades civis ou militares que se disponham a fazer o traslado do pescador ou efetuar o pagamento das passagens aéreas. As causas do acidente, pouco a pouco estão sendo esclarecidas pelo próprio pescador.
 
Ele disse à família que quando se jogou no mar, não conseguiu resgatar o bote que havia se desprendido da embarcação. O pescador estava amarrado a uma corda que rompeu e, consequentemente, ele foi sendo levado pela correnteza e se afastou do barco no qual estava pescando. Com isto, os demais pescadores jogaram uma bóia para garantir a segurança de Francisco Januário. Somente horas depois, ele conseguiu chegar até o bote. Para sua sorte, a pequena embarcação dispunha de barras de cereal e água, o que garantiu sua sobrevivência durante os dias que passou à deriva. Com o mar revolto, parte da comida, água e sinalizadores caíram do bote. A comida acabou um dia antes dele ser resgatado por um barco de pesca. De acordo com a família, Francisco pensou que fosse morrer quando comeu a última barra de cereal e bebeu o último gole d´água. Minutos depois, ele foi socorrido por um barco.
do TN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário