Infraero propõe melhorias estruturais para uso do Augusto Severo


Em reunião entre companhia e Prefeitura de Natal, foram apresentados planos de uso do solo, zoneamento de ruído e segurança aeroportuária.


Foto: Elpídio Júnior
A realização de melhorias estruturais para o uso do Aeroporto Internacional Augusto Severo foi discutida por representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Prefeitura do Natal. A intenção é possibilitar ações conjuntas em questões como uso do solo, emissão de ruídos, mobilidade urbana, segurança de voo.

 Apesar de ser localizado no município de Parnamirim, o aeroporto é um importante equipamento para o turismo da capital potiguar e sofre influência da proximidade entre os dois municípios, que são limítrofes. O secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutra (Semopi), Sérgio Pinheiro, informou que existem boas perspectivas para que seja oficializado o acordo ente o executivo municipal natalense e a Infraero.

A gerente de Planejamento de Integração Urbana da Infraero Nacional, Tânia Caldas, informou que em todo o Brasil o órgão tem buscado parcerias com prefeituras municipais, no sentido de desenvolver ações planejadas em conjunto, visando fazer diversas adequações que melhorem o uso destes equipamentos para todos os envolvidos, sejam passageiros, funcionários, moradores do entorno.

“Apesar de sermos os responsáveis pela administração do Aeroporto Augusto Severo, não temos influência direta em questões como o uso do solo ou da mobilidade urbana, por exemplo. Daí a necessidade de atuarmos junto com as administrações municipais em qualquer intervenção que venhamos a realizar na estrutura dos aeroportos”, informou a gerente Tânia Caldas.
Foto: Elpídio Júnior


A gerente da Infraero apresentou todo o planejamento que vem sendo executado em outros aeroportos do país, como em Recife, seus respectivos planos de uso do solo, de zoneamento de ruído, de segurança aeroportuária. “Temos que observar quais as estruturas que já existem no entorno ou as que venham a ser edificadas e a partir daí realizar as adequações necessárias, como, por exemplo, um tratamento acústico, caso haja no entorno do aeroporto uma escola, hospital, biblioteca”, informou Tânia Caldas.

Um dos pontos mais importantes apresentados foi quanto à questão da segurança aeroportuária, na qual um dos principais problemas enfrentados é o perigo do choque de aves contra aeronaves, que já provocou graves danos na estrutura de muitos aviões. Daí a necessidade de se estudar se na área do entorno de um aeroporto há lixões, aterros sanitários, que atraem pássaros, que por sua vez são uma grande ameaça.

O secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa), Rodrigo Cintra, lembrou que a possibilidade da assinatura deste termo de cooperação entre a Infraero e a Prefeitura do Natal se faz importante também pelo fato da capital potiguar ser uma das sedes da Copa do Mundo 2014.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), João Bosco Afonso, de Mobilidade Urbana (Semob), Elizabeth Thé, de Gestão Estratégica e Ouvidoria (Segeo), Carlos Von Shosten, além do presidente da Agência Reguladora dos Serviços de saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), Elias Nunes e o diretor de Operações da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Alexandre Magno Montenegro Miranda. Participaram ainda o superintende do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Uziel Paiva Vieira e a coordenadora de Programas de Integração Urbana da Infraero nacional, Esther Fernanda Peixoto.


Fonte: Assessoria da Prefeitura do Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário