Marcas amarelas na pálpebra são aviso de doença cardíaca


Marcas amarelas na pele em volta dos olhos podem ser um sinal de doença cardíaca, de acordo com cientistas. Um estudo com cerca de 13 mil pessoas descobriu que pacientes com essas manchas, conhecidas como xantelasma, eram mais propensos a ter um ataque cardíaco ou morrer em decorrência de um problema deste tipo num prazo de dez anos. 

As manchas são depósitos de colesterol suaves e indolores. Elas não interferem na visão e as pessoas geralmente as tratam em dermatologistas. No entanto, pessoas com xantelasma também deveriam ir a seus médicos, de acordo com a pesquisa publicada on-line no "British Medical Journal" e reportada pelo "Daily Mail". 

A relação das marcas com problemas cardíacos era mais aguda em homens com idade entre 70 e 79 anos. Os que tinham xantelasma apresentavam 12% mais risco que os outros que não tinham essa característica. O risco correspondente para as mulheres nesse grupo era de 8%. No entanto, as bolsas amareladas em torno das pálpebras são um sinal mais confiável de doença cardíaca em mulheres, devido a seu menor risco global. 

O estudo também descobriu que anéis brancos ou cinzas ao redor da córnea, conhecidos cientificamente como arco senil, não estão relacionados a um maior risco de sofrer de doenças cardíacas. 

Este risco maior independe de outros fatores bem conhecidos, como sexo, tabagismo, obesidade ou hipertensão arterial, e os níveis de colesterol. 

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário