Município de Senador Georgino Avelino poderá desaparecer do mapa

Caro leitor, a pouco foi surpreendido com um abaixo assinado contrário a nossa inclusão no Monumento Natural de Pipa, conhecida como MONA de PIPA. Como o nosso papel é sério, ainda não tinha postado sobre o assunto, pois, estava buscando maiores informações. Por tanto, venho socializar com todo/as a verdade sobre o MONA de PIPA. O início desta proposta se deu em 2006 quando o Movimento Social em Tibau do Sul passou a discutir com servidores do IBAMA a séria e forte ameaça de ocupação desordenada na região compreendida nos municípios de Tibau do Sul, Arêz, Goianinha, Georgino Avelino, Canguaretama e Baia Formosa, sobre tudo, por estrangeiros utilizando o discurso do crescimento e desenvolvimento.
Em 2007, com o Curso de formação promovido pelo IBAMA para a gestão integrada da Orla,  PROJETO ORLA (MMA e SPU), foi solicitado apoio das lideranças locais ambientalista para a criação da UNIDADE DE CONSERVAÇÃO FEDERAL. O que significa? Significaria uma luta em defesa dos povos destes municípios em todos os aspectos, seja ambiental, bem como, sócio econômico-cultural e sustentável.
Em seguida, 2008, foi criado um GT (Grupo de Trabalho) informal para a elaboração da proposta, do qual fizeram parte servidores do IBAMA, ICMBio/TAMAR-RN, as Ong´s Santuário Ecológico de Pipa, Oceânica, pesquisadores da UFRN, consultores ambientais e todos que de forma voluntaria sempre estiveram presentes em prol da causa. Concluída ainda neste ano, a proposta foi encaminhada oficialmente pelo IBAMA ao Presidente do ICMBio e ao Diretor de Áreas Protegidas do MMA. Logo, foi aberto um Processo Administrativo no ICMBio/MMA - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(http://www.icmbio.gov.br/), para a condução da proposta de criação da UC – Unidade de conservação.
Pois bem, fiz um breve relato do iníc
io deste debate baseado em documentos do ICMBio/MMA e IBAMA. Posso dizer que, considerando o falso discurso de desenvolvimento, não posso jamais assinar um abaixo-assinado em defesa de algo que destruíra a minha terra.
É mentiroso quem diz que empreendimentos com capacidade de ocupação em torno de 20 mil pessoas - estrangeiras/milionária – trará desenvolvimento para o nosso município. Que empregos serão gerados? Quantos de nós falamos outra língua? Quantos de nós podemos almoçar em algum dos restaurantes na nossa querida vizinha Pipa? Digo isso e não estou sendo preconceituoso. É a nossa realidade e não é que não temos dignidade. O fato é que eles apenas desejam a nossa escravidão. Queremos sim, que o desenvolvimento se instale no nosso Município. Agora, cabe aos nossos governantes. O Governo Dilma Rousseff está avançando nas conquistas sociais e devolvendo ao povo a sua terra, os nossos valores que ao longo da história foram nos roubados por uma pequena parcela da sociedade burguesa, antidemocrática e sobre tudo, dominadora.
O que o MONA de PIPA, nos trará é a certeza que o meio ambiente será preservado, dando condições para continuarmos a pescar sem ter que ser expulso de nosso lar. Com condição de termos desenvolvimento sustentável e dentro da lei. Construa, porém, preserve. Que lógica é essa de destruir a natureza para colocar concreto em seu lugar. Iremos conversar com cada um em defesa do nosso município. Não seremos engolidos por aqueles que apenas pensam em si. Nossa atitude é de debater este sério problema que assola a nossa Cidade. Vamos unir as forças e manter a nossa bela região, porque, tenho desejo que meu filho possa conhecer o nosso carangueijo, nosso mangue, nossa Guaraira, enfim, as nossas belezas naturais.
Por fim, meu caro leitor/a, vamos APOIAR A INCLUSÃO DO MUNICÍPIO DE SENADOR GEORGINO AVELINO NO MONA DE PIPA – Monumento Natural de Pipa. E deixo uma sugestão aos Poderes Executivo e Legislativo de nossa Cidade, que realizem uma Audiência Pública em nossa Cidade e convidem o IBAMA, Ministério do Meio Ambiente/MMA, Ministério Público, UFRN, Projeto TAMAR, Santuário Ecológico de Pipa, Oceânica e todos os envolvidos para que possam dizer a cada um de nós moradores o que realmente significa manter nossos lares, manter a nossa casa. Meu muito obrigado! Agradece Marcone Pedro
 O nosso blog tem nos arquivos a cópia do Projeto: Mona de Pipa


Relatórios Relacionados:

*ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
*ÚNICO MONUMENTO NATURAL FEDERAL DEDICADO Á ZONA COSTEIRA
*LIMITES PROPOSTOS PARA A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
*AMEAÇAS PAISAGEM, A FAUNA E FLORA E ECOSSISTEMAS COSTEIROS
*OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO COM A CRIAÇÃO DO MONA
*A CATEGORIA PROPOSTA-MONUMENTO NATURAL FEDERAL-MONA
*RESTRIÇÕES A OCUPAÇÃO-MONA DE PIPA



Nenhum comentário:

Postar um comentário