Principal demanda do Deoclécio Marques é de acidentados no trânsito


Hospital de Parnamirim sofre modificações, para ser referência em politrauma. Hoje, mais de 40% dos atendimentos da unidade decorrem de acidentes.

Foto: Elpídio Júnior
Com uma frota de 834.829 veículos em circulação*, dos quais 75.286 passaram a circular somente durante 2010, o Rio Grande do Norte registra cada vez mais acidentes de trânsito e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está buscando alternativas para ampliar a capacidade de atendimento aos casos de politrauma. 

A principal unidade norte-riograndense de assistência a casos com esse perfil é o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Mas este não é o único hospital a receber pacientes com politrauma na região metropolitana da capital potiguar, uma vez que desde o ano passado, a Sesap vem realizando ações capazes de permitir que o Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, passe a ter um perfil semelhante.

De acordo com a diretora geral da unidade de saúde, Elisabete Carrasco, o hospital Deoclécio Marques hoje é referência para todo Rio Grande do Norte em relação a diferentes serviços, como clínica médica, ortopédica e cirurgias. "Este é um hospital geral, que deverá ter um atendimento especializado em politraumas. Para tanto, a Sesap ampliou um convênio mantido com o Instituto Nacional de Traumaortopedia (Into) e há um projeto de adequação para toda a ala de politraumatizados, que inclui o aumento do número de leitos e um aparelho de raio-x em cada uma das salas do setor", explica.
Foto: Elpídio Júnior
Elisabete Carrasco, diretora geral do hospital Deoclécio Marques.

Elisabete conta que a média de atendimentos mensais na unidade é de 600 procedimentos, dos quais mais de 40% correspondem a vítimas de acidentes de trânsito. Na avaliação dela, essa proporção é resultado da imprudência dos condutores, aliada ao fato de Parnamirim ser cortada por um trecho bastante movimentado da BR 101. “Mas também recebemos pacientes de todo o estado, trazidos para cá pelo Samu Metropolitano e muitos são atendidos aqui (no Deoclécio Marques) antes de ir para o Walfredo Gurgel”, completa.

Atualmente, a unidade de saúde conta com 70 leitos, sendo 32 exclusivamente para ortopedia, e a média mensal de cirurgias passou de 40 para 300. Dessa forma, pacientes que passavam 30 dias aguardando uma cirurgia, hoje esperam em média 7 dias. “Esse resultado foi conseguido ao ampliar a equipe de ortopedistas, voltar os leitos de pediatria para cirurgias ortopédicas e passar a fazer cirurgias eletivas”, detalha a diretora geral.

Mudança de perfil é gradativa
Apesar das melhorias, Elisabete Carrasco diz que há uma superlotação constante no hospital e para tentar modificar esse quadro, já foi elaborado um projeto de ampliação e adequação para toda a ala de politraumatizados. “Hoje, temos três salas de cirurgia, o que é insuficiente para a demanda de pacientes, vindos das mais diferentes cidades do interior do Rio Grande do Norte. Serão necessários muitos investimentos em novos equipamentos de alta tecnologia, ampliação na quantidade de leitos.”, avalia.
Foto: Elpídio Júnior

Questionada sobre quando a reforma deverá ser iniciada, a diretora geral afirmou ainda não ter essa informação e deixou claro acreditar que as modificações só serão possíveis em médio ou longo prazo. Isso porque envolve recursos públicos, não há a possibilidade de desativar parte da unidade durante as reformulações na estrutura física, além de haver necessidades mais urgentes, como a contratação de pessoal.

Quantidade de atendimentos no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena

Em julho de 2011:
Acidentes com motociclistas – 170
Acidentes ciclísticos - 30
Acidentes automobilísticos – 49
Quedas de nível igual – 161
Quedas de nível diferente – 37
Total de atendimentos - 596

Em agosto de 2011:
Acidentes com motociclistas – 222
Acidentes ciclísticos - 48
Acidentes automobilísticos – 51
Quedas de nível igual – 201
Quedas de nível diferente – 37
Total de atendimentos - 687

A reportagem solicitou à Sesap detalhes sobre a rede de atendimento especializada em ortopedia em todo o Rio Grande do Norte. Entretanto, informações como quais hospitais oferecem serviço da especialidade e quantos leitos há no estado até o final da tarde de ontem (3), os dados não haviam sido repassados. 

* Dado disponibilizado pelo Departamento de Trânsito (Detran)

nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário