PT desagrada PMDB e aprova brecha para se aliar ao PSD na eleição de 2012

A informação está na Folha de S.Paulo, em reportagem de Catia Seabra e Bernardo Mello Franco.

Abaixo os principais trechos e aqui a matéria completa, na íntegra, para quem é assinante do jornal ou do portal Uol:

Em reunião marcada por duros ataques ao PMDB, o PT decidiu ontem escancarar a política de alianças para as eleições municipais de 2012.

Resolução aprovada no encerramento do 4º congresso do partido abre brecha para coligações com o PSD, do prefeito Gilberto Kassab.

O documento não descarta nem mesmo a possibilidade de petistas dividirem palanque com os oposicionistas PSDB, DEM e PPS.

O partido rejeitou proposta do diretório de Minas Gerais que barrava alianças com rivais no plano federal.

O texto aprovado só diz que os adversários do PT "serão as agremiações que representam o bloco conservador", citando as três siglas.

Alas da esquerda petista propuseram limitar a participação do PMDB nas chapas. Prevaleceu a tese de que o PT deterá as rédeas do governo em qualquer aliança.

"Não considero o PMDB comprometido com os direitos dos trabalhadores. Algum delegado aqui se orgulha de o Michel Temer ser vice-presidente?", disse Júlio Turra, da tendência Trabalho, Terra e Soberania.

"Michel Temer não é do PT. Portanto, é apenas um aliado. E é um aliado importante", reagiu o vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE).

A cúpula do partido insistiu na tese de que o PMDB é uma ferramenta para a manutenção do projeto petista. "O PT não se dilui nas coligações. Mantém a hegemonia dos processos", disse o presidente do partido, Rui Falcão.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), comemorou o fato de os petistas terem deixado, pela primeira vez, de explicitar a preferência por alianças com "partidos de centro-esquerda".
Mas a aproximação com o PSD também foi criticada. "Estamos ajudando a criar uma cobra. Porque esse partido é reorganização da direita para nos derrotar nas próximas eleições", disse o ex-ministro José Fritsch (Pesca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário