Bloco Cru derruba 'muro de Berlim' entre samba e rock

 Em meio a centenas de blocos que colaboraram para a revitalização do carnaval de rua no Rio, o Cru se sobressai por modificar a melodia de clássicos do rock com outros ritmos. O grupo foi idealizado pela cantora e atriz Lu Baratz, que conta com o apoio de experientes instrumentistas para criar e executar a inusitada harmonia de gêneros musicais tão distintos.
Desde 2009, o bloco traz a oportunidade de ouvir, em pleno carnaval, hits de artistas como: Guns N' Roses, Nirvana, Ramones, Rolling Stones, Rage Against the Machine, Kiss, Secos e Molhados, Lobão e Mutantes. As versões ganham o apoio da multidão, que responde em coro cantando os refrões e pulando como se estivesse em um show de rock.
(De dezembro de 2011 a fevereiro de 2012, O G1 acompanhou parte da preparação dos principais blocos de rua do Rio. Dos grupos mais tradicionais aos mais recentes, ouvimos músicos e foliões que reescrevem a história do carnaval na cidade. O resultado você pode conferir no vídeo acima.)
 
A sonoridade singular é feita a partir da junção entre instrumentos característicos de uma bateria de escola de samba e a distorção da guitarra roqueira. A mistura agrada um público variado, formado em grande parte por roqueiros e simpatizantes que finalmente encontraram um bloco para se divertir no carnaval. Após conquistar seguidores, o grupo passou a se apresentar durante o ano inteiro. Além dos shows, o Cru mantém uma oficina de percussão.
O símbolo do Cru foi inspirado nos piratas. A cantora afirma que vê o grupo como uma tripulação, que tem o palco como um navio. As apresentações costumam começar com a saudação de Lu gritando: “Homens ao mar”.
Foram três anos lotando as proximidades da Casa da Matriz, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Nesse carnaval, a apresentação ocorrerá pela primeira vez no Centro. O navio do Cru vai aportar na Praça XV. Apesar da mudança, Lu adianta que vai manter a receita que vem conquistando cada vez mais espaço na programação dos foliões cariocas.

Serviço
Desfile: Segunda-feira 20/02
Percurso: Praça XV (parado)
Duração: 17h–21h
g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário