Editora Fundação Perseu Abramo lança “Uma vida de lutas – Renée France de Carvalho”

Lançamento da obra, que contextualiza a vida militante de Renée de Carvalho, acontecerá durante celebração dos 32 anos do PT, em Brasília. A data escolhida marca também os 100 anos de Apolônio de Carvalho


Em 10 de fevereiro, um dia após o centenário do nascimento de Apolônio de Carvalho, a Editora Fundação Perseu Abramo lança “Uma vida de lutas – Renée France de Carvalho”, obra que retrata a história de resistências à opressão que Renée viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho – importante figura da história nacional recente, por seu ativismo político e afronto à ditadura, bem como em sua participação na fundação do PT -, e com quem Renée compartilhou 62 anos de vida, convicções e lutas.
Com prefácio assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, o livro detalha as mais importantes passagens de Renée, membro ativo da Resistência francesa ao nazismo, nascida na Marselha de 1925. Ainda sem a maioridade, mas já com a bravura destemida de militante, Renée cooperou com os guerrilheiros da Resistência ao nazismo, e aos 11 anos se viu colhendo dinheiro, nas ruas da cidade, em assistência aos operários da greve de 1936.
Sempre à frente com uma visão analítica acerca do mundo, Renée sentiu na pele a inquietação por perceber a separação real entre os ideais de igualdade e a dura realidade que, o tempo todo, lhe saltara à vista. Fosse na Europa da Frente Popular ou no Brasil de 1947, ano de sua chega ao país, Renée mantivera firme sua análise crítica imortal – vista constantemente no livro, que também retrata a mulher doce, apaixonada e protagonista de uma das mais belas histórias de amor vividas em meio às lutas pela revolução. Com Apolônio, Renée viveu a ditadura, a clandestinidade, o exílio e a satisfação de vivenciar, com ele, o nascimento do Partido dos Trabalhadores (PT). 

Lula corrobora a importância histórica e social da obra, em seu prefácio. “A narrativa sobre sua vida se converte, aqui, numa peça muito preciosa de formação política, resgate histórico, educação para a cidadania. Vale também como profunda reflexão sobre as dificuldades especiais da mulher na luta política, neste momento em que o país possui, pela primeira vez, uma mulher conduzindo os destinos da República. A vida de Renée é uma empolgante história de coragem. Muito mais que isso: é a história de outra mulher vencedora.”
“Uma vida de lutas – Renée France de Carvalho”, produzido sob a organização de Marly Vianna, René Louis de Carvalho e Ramón Peña Castro, terá o seu lançamento no dia 10/02, durante o ato político comemorativo aos 32 anos de existência do PT, bem como aos 100 anos de Apolônio de Carvalho. A celebração acontecerá em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21.   
Dia 10/02 - sexta-feira - a partir das 18h
Centro de Eventos Brasil 21 - SHS, Quadra 6 Lote 1 Conjunto A - Bloco C – Brasília-DF
Informações (11) 5571-4299 ramal 143
editoravendas@fpabramo.org.br
(Fonte: Fundação Perseu Abramo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário