Sem criatividade, Palmeiras empata com o Oeste e deixa a ponta para o Timão

Djalma Vassão/Gazeta Press
Thiago Bastos Ferri, especial para a GE.NetSão Paulo (SP)
Em uma noite modesta de seus armadores, o Palmeiras ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Oeste, nesta quinta-feira no Pacaembu. Desta forma, o Verdão, que até a última rodada dividia a ponta do Paulista com o Corinthians, deixa o Timão, que venceu a Lusa na quarta, isolado na liderança.
Atrás no placar desde os dez minutos, com o gol de pênalti marcado por Mazinho, o time de Luiz Felipe Scolari chegou à igualdade aos 43, com Maikon Leite, que se aproveitou de um rebote após chute do argentino Barcos.
Com Bruno, que colocou Deola no banco, e Román entre os titulares, o Verdão chegou aos 21 pontos, dois atrás do Corinthians. O Oeste, por sua vez, está com oito pontos, na 14ª colocação do Estadual, ainda ameaçado pelo rebaixamento.
Agora, o Palmeiras, que chegou ao 14º jogo de invencibilidade e deixou o gramado vaiado, prepara-se visando o clássico com o São Paulo, domingo, em Presidente Prudente (SP). Já O Oeste, que está há quatro jogos sem perder, enfrentará o Mogi Mirim, também no domingo, como mandante.
O JOGO - Com o apoio de seus torcedores, o Palmeiras tocava a bola no início de jogo no Pacaembu, tentando analisar seu rival. O primeiro goleiro a participar do jogo, porém, foi o do Verdão: aos três minutos, após um cruzamento da esquerda, o atacante Marcinho Beija-Flor desviou de cabeça, mas Bruno encaixou firme.
Enquanto o Oeste mantinha-se bem postado na defesa, o Alviverde seguia rodando a bola no campo de ataque. Daniel Carvalho ainda foi em busca da jogada individual, mas o lance se encerrou com a firme defesa de Zé Carlos.
O início animava a torcida do Palmeiras, especialmente aos sete minutos, em jogada entre os dois atletas com os nomes mais aplaudidos antes do encontro: Assunção e Barcos. Na intermediária, o camisa 20 lançou para o argentino dentro da área. A bola, porém, foi muito forte, mas o lance arrancou aplauso dos torcedores.
O castigo do Verdão, porém, viria pouco depois. Lançado na entrada da área, Mazinho dominou pela esquerda e sofreu o choque de Márcio Araújo, assinalando o pênalti. Na cobrança, o próprio camisa 10 foi às redes, deslocando o goleiro Bruno.
Em princípio, o Palmeiras não demonstrou se preocupar com o gol sofrido, tanto que Barcos arrancou novos aplausos após jogada individual, que parou na bela defesa de Zé Carlos. Pouco depois, porém, a equipe de Scolari perdeu a intensidade e sofria com a falta de inspiração de Daniel Carvalho.
Com vontade, o time da casa não incomodava a bem postada defesa do Oeste. Buscando as jogadas pelas laterais, especialmente com Maikon Leite, nem Marcos Assunção nas cobranças de falta conseguia levar perigo à meta da equipe de Itápolis.
Aos 28 minutos, o volante levantou na entrada da área, para Barcos. O Pirata dividiu com o goleiro, melhor para o camisa 1, que tirou de soco o perigo. Próximo do intervalo, a equipe alviverde se animou e voltou à carga.
O resultado apareceu aos 42 minutos: na entrada da área, o argentino fez o domínio, girou na marcação e chutou firme. Zé Carlos não conseguiu segurar e rebateu para o meio da área. Maikon Leite, oportunista, invadiu em velocidade e tocou por cima, para explodir a torcida no Pacaembu.
Animados, os donos da casa buscaram o empate logo no recomeço da partida. A primeira boa chance saiu em uma cobrança de escanteio: após rebote, Barcos não esperava a bola na pequena área, e desviou sem jeito, para fora.
O Oeste, porém, também dava suas apontadas: em descida pela esquerda, Adriano recebeu livre dentro da área. O jogador do time de Itápolis escolheu o canto direito, no contrapé de Bruno, mas a bola saiu rente à trave.
Com a necessidade da vitória - do Verdão para retomar a ponta, e do Oeste para livrar-se do perigo do rebaixamento - a partida ganhou velocidade, e os visitantes melhoraram. Por isso, o time de Itápolis começou a ver brechas na esquerda de ataque e criou duas boas oportunidades.
Afobado pela virada, o Palmeiras voltou a cair de rendimento, e o time de Itápolis passou a atuar melhor. Já com dificuldades para criar, a situação ficou mais complicada para o Verdão com a saída de Patrik, que deu lugar ao volante João Vitor.
Desta forma, a grande arma do time da casa passava pelos pés de Marcos Assunção, uma vez que Daniel Carvalho caiu de produção.Aos 22 minutos, em levantamento feito pelo camisa 20, Barcos desviou sem jeito na segunda trave, para a defesa de Zé Carlos; pouco depois, o volante arriscou de longa distância, porém, sem perigo.
No abafa, o Palmeiras tentava, com o apoio de sua torcida buscar a virada. Felipão colocou Vinícius e Artur no jogo, mas a grande oportunidade aconteceu aos 32 minutos, em falta na entrada da área. A batida do camisa 20, porém, apenas bateu na barreira.
Pouco depois, o estreante Román esteve perto de se consagrar. Em cruzamento de Assunção, o camisa 5 desviou de cabeça e obrigou Zé Carlos a fazer bela defesa, para desespero dos nove mil torcedores que acompanhavam o encontro no Pacaembu.
Mais uma vez com Assunção, o Verdão esteve perto de virar. Em cobrança de falta na intermediária, o camisa 20 viu o goleiro do Oeste defender no susto. Na sequência, foi a vez de Bruno conter a chegada do time de Itápolis, realizando bela defesa em um chute cruzado.
Embora aparentemente satisfeito com o resultado, Assizinho ainda assustou em duas oportunidades. O Verdão, dependendo apenas de Marcos Assunção, não conseguiu voltar a incomodar o rival, e deixou o gramado do Pacaembu sem a liderança do Estadual e vaiado por sua torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário