América desbanca Santa Cruz e garante vaga e vantagem na semifinal


O América foi a Santa Cruz com a missão de derrotar o até então líder do Campeonato Estadual e ao mesmo tempo um time que estava há três anos sem perder para times potiguares no estádio Iberezão. A tarefa não era fácil de realizar, mas a equipe natalense conseguiu. Jogando com muita determinação tática e com presença constante no ataque, o alvirrubro venceu o tricolor do Inharé por 2 a 1, assegurou a presença na semifinal e ainda conquistou a vantagem de decidir sua sorte como mandante da próxima partida, que será contra o mesmo Santa Cruz no estádio Nazarenão na próxima quarta-feira (15). Wanderson e Isac marcaram os gols americanos, enquanto Zé Paulo descontou para os donos da casa.
 
Como era de se esperar a partida começou muito movimentada, com os dois times buscando o ataque. Mais consistente, o América criou as primeiras oportunidades de largar na frente, ambas com Isac. Na primeira, aos 10 minutos, o centroavante chutou, Eridelson fez a defesa parcial, Soares pegou o rebote e o goleiro se recuperou, evitando o perigo. Isac apareceu bem em outras duas oportunidades. Numa ele chutou para fora, rente a trave, na outra obrigou o goleiro tricolor a se esticar todo para evitar o gol.

Jogando num esquema 3-6-1, o Santa Cruz também rondou perigosamente a área americana. Na sua melhor oportunidade na etapa inicial, Alexandre tabelou com Zé Paulo, foi até a linha de fundo e cruzou. O lateral Ivan, apareceu livre na pequena área e com Fabiano vencido, cabeceou para fora.

Mas o América se mostrava mais perigoso e constantemente criava situações embaraçosas para a defesa do tricolor. Numa delas os zagueiros bateram cabeça e a bola sobrou para Soares, que chutou em cima do goleiro. Mas de tanto insistir, a equipe natalense acabou premiada com um belo gol de Wanderson. Ele recebeu a bola na entrada da área e bateu forte, no canto esquerdo de Eridelson, aos 43 minutos. A vitória parcial premiou a ousadia do América, que estava disposto a selar de vez a classificação para a semifinal.

Na segunda etapa Diá colocou Márcio no lugar do lateral, Ivan deixando o Santa Cruz mais ofensivo, mas também tornou a equipe mais vulnerável aos contra-ataques. Num deles, Jairo arrancou do campo de defesa com a bola dominada, chegou na área adversária e passou para Isac, que fez tudo certo, mas levou azar e acertou o travessão. Aos 14 minutos, em mais uma descida rápida pelo lado esquerdo, Wanderson se livrou do primeiro marcador e foi derrubado na área. Suélson Diógenes marcou pênalti, que Isac cobrou com categoria para fazer 2 a 0 América e coroar sua boa atuação no jogo.

Se aproveitando do desespero tricolor, o América continuou criando oportunidades. Júnior Xuxa tabelou com Soares, chutou e Eridelson salvou com os pés, aos 18 minutos. Depois o goleiro voltou a aparecer defendendo chute de Soares. Sem conseguir furar o bloqueio defensivo dos natalenses, o Santa Cruz chegou com perigo na cobrança de uma falta, mas o América respondeu em seguida, com Soares, desviando um cruzamento de Júnior Xuxa e acertando o travessão do arqueiro tricolor.

Mas provando que não estava morto na partida, o Santa Cruz diminuiu o marcador com Zé Paulo, aos 26, aproveitando o rebote de Fabiano num chute cruzado de Alexandre. Na tentativa de ampliar e manter uma vantagem segura, o América continuou na pressão. Aos 28 quase Soares faz um golaço, só que errou a pontaria e viu a bola passar rente a trave, depois de tentar deslocar Eridelson.

Sempre armando contra-ataques perigosos, no final do tempo regulamentar o América teve mais duas chances de ampliar. Na primeira André Beleza recebeu bom passe de Xuxa e chutou em cima do goleiro, na segunda, novamente Isac arrisca de fora da área e acerta o travessão. Os donos da casa jogavam com coração, atacavam em busca do empate e o América sempre levava perigo nos contra-golpes, aumentando a tensão da torcida, que não desgrudava os olhos do campo de jogo, mas acabou prevalecendo a melhor qualidade do alvirrubro.

Ficha técnica:

Santa Cruz 1 x 2 América

Santa Cruz: Eridelson, Ivan (Márcio), Marcelo, Ricardo Mamboré e Alexandre; Rodrigo Almeida (Daniel), Flavinho, Célio (Barata) e Zé Paulo; Binho e Danilo Lopes. Técnico: Francisco Diá.

América: Fabiano, Walber, Mauro, Zé Antônio (Marx Ferraz) e Wanderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Jairo (Nata) e Júnior Xuxa; Isac e Soares (André Beleza). Técnico: Flávio Araújo.

Árbitro: Suélson Diogenes
Gols: Wanderson/AME (43'/1ºT), Isac/AME (15'/2ºT), Zé Paulo/SC (26'/2ºT)
Renda: R$ 25.435,00
Público: 1.139 pagantes
Estádio: Iberezão

Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário