DN flagra trabalhadores sem equipamentos de segurança em montanha russa

 (Fábio Cortez/DN/D.A. Press)

Apesar da legislação trabalhista ser clara na obrigatoriedade do uso adequado de equipamentos de proteção individual para evitar acidentes e riscos à saúde do trabalhador, muitos empregadores e funcionários ainda negligenciam à lei.

Nesta quinta-feira, a reportagem do Diário de Natal flagrou uma situação de risco na montagem de uma montanha russa de propriedade da empresa Nacional Center Park, na área de lazer do Panatis, na Zona Norte. Durante todo o dia, 14 funcionários trabalharam na montagem da estrutura de 50 de extensão por 15 metros de altura sem usar nenhum equipamento de segurança.

De acordo com o proprietário do parque, Valter Martins, foram disponibilizados cintos de segurança, mas por opção dos trabalhadores não estavam sendo usados. “Eu insisto que eles devem usar os equipamentos que são novos para não causarem acidentes, mas eles preferem trabalhar assim”, disse o proprietário. A estrutura da montanha russa deverá ser concluída e ficar aberta ao público até o final de semana.

A norma regulamentar do Ministério do Trabalho responsabiliza o empregador de forma civil e até criminal em caso de negligência ou não fornecimento dos equipamentos de uso obrigatório, ou até em casos de acidentes durante a execução do trabalho.

Um dos funcionários do parque que preferiu não se identificar contou a reportagem do Diário de Natal que prefere trabalhar sem o equipamento, apesar do risco de m acidente grave. “Quando uso o cinto fica mais difícil de equilibrar, nunca tive nenhum acidente sem o cinto”, disse o funcionário.

No último mês de março a Associação Brasileira de Normas Técnicas lançou medidas de segurança para parques de diversão que deve incluir um responsável que faça a checagem da montagem dos brinquedos, como também regras para manutenção e até para contratação de funcionários que vão operar os brinquedos.

Do DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário