ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO RN


A Coordenadora do Administrativo e financeiro do SINTE/RN, Maria Luzinete Leite Oliveira Pinto concede entrevista exclusiva a Efigênio Silva, sobre a eleição/2012, da entidade.

Efigênio Silva – Luzinete Leite, quais são os motivos da divisão política neste pleito eleitoral?
Luzinete leite – Vamos por parte, a Diretoria é composta por quatro forças políticas e sempre há lutas de interesses políticos divergentes.

Efigênio Silva – Quem são essas correntes políticas e por que a divisão da Diretoria?
Luzinete Leite – As correntes de pensamentos são elas: Movimento Sindical de base – MSB, Articulação Sindical – Artsind, Corrente Sindical Democrática – CSD e Esquerda Popular Socialista – EPS. Mas, a principal divergência para essa divisão foi fato dos companheiros Francisco Canindé e José Teixeira ter saído da Articulação grupo liderado Janyare Souto e ingressado no MSB, que é a força majoritária na atual Diretoria do SINTE/RN.

Efigênio Silva – Depois do racha na Articulação Sindical o que sucedeu - se após esse acontecimento?
Luzinete Leite – Daí em diante a Janyare Souto se sentindo isolada partiu para os ataques as pessoas e principalmente a instituição Sindical da categoria – SINTE/RN. Demonstrando um verdadeiro comportamento antiético.

Efigênio Silva – Diante desses fatos que decisão foi tomada em relação a essas atitudes da professora? 
Luzinete Leite – A maioria da diretoria decidiu em virtude de tudo que aconteceu não compor chapa com a mesma e seu grupo.

Efigênio Silva – Por que não foi feito aliança com o PC do B, através da CTB?
Luzinete Leite – Olha Efigênio, o PC do B chegou impondo uma série de exigência: 30% dos cargos na diretoria, disponibilidade de cinco pessoas antecipadamente, e participação de advogados no escritório jurídico; indicação na assessoria de comunicação, assinaturas dos cheques, coordenação geral, jurídica e administrativa dentre outras.

Efigênio Silva – Foram nestes pontos que houve divergências e por isso não chegaram a um acordo?
Luzinete Leite – No nosso entendimento, não poderíamos atender imposições porque tínhamos as outras forças como CSD e EPS para dialogar.

Efigênio Silva – Hoje o PC do B/CTB estar compondo com a chapa dos dissidentes. Como foi o entendimento para essa composição, você sabe?
Luzinete Leite – Com os dissidentes foi feito um acordo de meio a meio, que chamam de cogestão. Se com a gente exigiram 30% dos principais cargos, com a força menor obviamente exigiram 50%.

Efigênio Silva – Neste pleito eleitoral três chapas estão na disputa: Chapa o1 PT/CUT, Chapa 02 PT/CUT, PC do B/CTB e a Chapa 03 PSTU/Conlutas. Qual avaliação você faz da campanha?
Luzinete Leite - Nós da Chapa 01 fazemos uma avaliação muito positiva da nossa campanha. Na região da capital na eleição passada fomos os vitoriosos, a aceitação, adesão e apoio é surpreendente. No interior do Estado com o processo de nucleação nos municípios fruto do trabalho da atual gestão, tem nos colocados em condições melhor por parte da receptividade que temos recebido da categoria. E essa energia que recebemos dos nossos companheiros (as) de profissão tem nos fortalecido bastante e mostrado que estamos no rumo certo.

Por tudo que fizemos e propomos a fazer mais em nossa carta programa pedimos a todos (as) que no dia 21/06/2012, votem na Chapa 01 – Responsabilidade e Ação para o SINTE/RN continuar sendo o nº 1.

Até breves companheiros (as), vamos à vitória da categoria. Finalizou a dirigente sindical Luzinete Leite, em entrevista a Efigênio Silva para owww.portaldoefigeniosilva.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário