Ensino médio: escolas apresentam projetos em Brasília

O Rio Grande do Norte será representado por duas escolas da rede estadual no seminário que o Ministério da Educação promove em Brasília, entre os dias 26 e 28 de junho. A Escola Tristão de Barros, de Currais Novos, e a Escola Ubaldo Bezerra, de Ceará-Mirim, foram selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para apresentar seus projetos pedagógicos voltados para o ensino médio.
Emanuel AmaralSistema educacional busca iniciativa para melhoria do ensino médio nas escolas públicasSistema educacional busca iniciativa para melhoria do ensino médio nas escolas públicas

Coordenadora Pedagógica da Escola Tristão de Barros, Francinete Medeiros, diz que a unidade está inserida no Programa Ensino Médio Inovador e vai apresentar o projeto "Aliança pela Qualidade". Segundo ela, o trabalho consiste em apresentar os princípios da participação e realidade dos alunos, que foram estudados por meio de questionários. "A partir dos resultados obtidos, foram traçadas metas e construídos novos projetos.", completou a coordenadora.

Já a escola Ubaldo Bezerra, que está inserida no Projeto Ensino Médio Noturno Diferenciado, vai apresentar o trabalho "Repensando o Ensino Médio Noturno a partir de uma proposta diferenciada". De acordo com o diretor da unidade, Enéas Torres, serão apresentados dados do andamento do ensino-aprendizagem no período noturno, que utiliza como método a semestralidade para aplicação das disciplinas. "Funciona como na universidade, quando são oferecidas cadeiras por semestre e não anualmente.", ressaltou o diretor.

Resultados

Além da apresentação de projetos diferenciados e troca de experiências, o seminário do MEC busca alternativas comuns para evitar, entre outras questões, a evasão escolar. Apesar disso, as ações realizadas pelas escolas potiguares têm conquistado resultados que vão além. De acordo com a subcoordenadora de ensino médio da Secretaria Estadual de Educação, Aliete Bormann, o sucesso das práticas pedagógicas dessas escolas vem ganhando também reconhecimento social. "Na escola Tristão de Barros, por exemplo, existe fila no entorno para realização de matrícula, inclusive por pessoas oriundas do ensino particular", vibra.


http://tribunadonorte.com.br/noticia/ensino-medio-escolas-apresentam-projetos-em-brasilia/223794

Nenhum comentário:

Postar um comentário