FPM deve ser 14% menor este mês, prevê estimativa trimestral da Receita

da CNM
O Fundo de Participação de Municípios (FPM) deve ser 14% menor, este mês, do que o valor total transferido em maio. A previsão é da Receita Federal do Brasil (RFB) – informada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – e foi divulgada nesta terça-feira, 12 de junho. O balanço prevê também redução em julho e agosto.
 
Pelos dados, em julho o Fundo será 13% inferior a junho, e em agosto 14% maior do que julho.

Diante da publicação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que a estimativa da STN é divulgada todo início de mês. Nela consta o montante a ser transferido no respectivo trimestre, mas esta previsão de valores pode não se efetivar.

De acordo com levantamento da Confederação, se o valor se confirmar, o segundo repasse deste mês será 1,8% maior do que a transferência de 2011. Também, o terceiro decêndio deve registrar crescimento de 14,4%, em relação a igual período do ano passado.

Em princípio, o repasse de julho e agosto deve ser de 3,7% e 14,6%, respectivamente, maior do que os efetivados em 2011. Se comparar o acumulado de janeiro a agosto, o montante deve somar R$ 45,6 bilhões. O que representa crescimento de 7,9% do que o acumulado no mesmo período do ano passado.  

Veja as tabelas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário