Faleceu dono da banca Tio Patinhas, das mais tradicionais de Natal, no fim de semana


Morreu nesse fim de semana Francisco Laércio Bezerra, dono da banca Tio Patinhas, em funcionamento na avenida Rio Branco, Cidade Alta, desde 1972. Uma das pessoas mais importantes da história do Centro de Natal, Laércio é mossoroense, nasceu em 1954 e faleceu aos 58 anos de infarto às 5h50 do sábado passado, dia 27, quando dirigia o próprio carro na BR-101, próximo ao bairro de Cidade Satélite. 
Arquivo TNA banca Tio Patinhas, em funcionamento desde 1972 no mesmo local, é símbolo da história do Centro da cidade
A banca Tio Patinhas, em funcionamento desde 1972 no mesmo local, é símbolo da história do Centro da cidade

Laércio é lembrado por Abimael Silva, jornalista e proprietário do Sebo Vermelho, também localizado na avenida Rio Branco. "Ele [Laércio] era um parceiro, vendia os livros que eu editava", lembra Abimael enquanto conta quando conheceu Laércio, cerca de fim dos anos 1970, início dos 80.

"A banca dele é um símbolo da história da cidade. Por uns vinte anos ela se destacava por vender muitos jornais do Brasil", lembra Abimael. Esta característica também foi destacada pelo pesquisador Luiz Antônio Porpino. "A distribuição dos jornais do Sul diferenciava a banca", lembrou. "Por causa disso, muitas autoridades, governadores e prefeitos, tinham uma ligação muito estreita com [Laércio] Bezerra", disse Porpino.

A diversidade de material vendido na banca também dava diferencial à Tio Patinhas. "Ele vendia várias apostilas, sobre culinária, concursos, vestibular... tudo isso atraía as pessoas", disse Porpino.

Laércio morreu aos 58 anos com uma reputação marcada na história da cidade. "Não existe uma só pessoa que fale mal dele", recorda Abimael.

Porpino lembra também do comércio como tradição familiar. "A família dele logo que chegou em Natal tinham uma banca na Ribeira, perto do Procon", disse. O irmão dele, conhecido apenas como Bezerra, era dono da banca na Rio Branco onde passou a funcionar a Tio Patinhas, quando esse irmão começou a tomar conta de um posto de gasolina, na Ribeira.

Outro irmão de Laércio, Liberato, também tinha uma banca na Estação Rodoviária de Cidade da Esperança. Segundo Porpino, Liberato faleceu também por problemas cardíacos.

"As coisas mais importantes para ele eram a família, a banca e o América Futebol Clube", lembrou Porpino, destancando a paixão de Láercio pelo futebol. "No velório dele tinha uma camisa do América e Jussier Santos [ex-presidente do clube, considerado um dos mais importantes da história do América pelos torcedores] foi representar o time".

Laércio Bezerra era tio do atual presidente do América, Alex Padang, e pai do vice-presidente das divisões de base, Leonardo Bezerra.

O corpo foi velado entre as 19h do sábado e as 9h de ontem, quando foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Emaús.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário