Furacão Sandy enfraquece, mas deixa milhões às escuras

Do R7, com agências
Furacão Sandy, que deverá atingir os EUA em pouco tempo, perdeu força mas já deixou 2,2 milhões de pessoas sem luz na costa leste norte-americana. De acordo com as autoridades locais, somente no Estado de Nova York, 300 mil pessoas estão no escuro, 47 mil na cidade de NY. Ao menos 300 mil residências do Estado de Nova York se encontravam sem eletricidade na tarde desta segunda-feira (29) devido à chegada da forte tempestade, informou o governador Andrew Cuomo.
As fortes rajadas de vento e as ondas que se formaram no litoral fizeram com que a tempestade fosse qualificada como nível 1, o mais alto da escala. Mas em um boletim especial emitido às 21h de Brasília, pelo Centro Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) detalhou que "Sandy" perdeu suas características tropicais (derivadas de sua origem geográfica e de sua estrutura interna) e por isso agora é considerado um ciclone pós-tropical.
A tempestade mais forte do furacão atingiu a região de Atlantic City, em Nova Jersey. O governador do Estado, Chris Christie, anunciou na televisão, aos moradores do Estado, que devido às condições meteorológicas, os serviços de emergência não poderão ser acionados até provavelmente a manhã de terça-feira (30) e ninguém deve deixar os abrigos. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, também veio a público e informou que a maior parte dos incidentes relatados até então na cidade são de pequeno impacto, mas ele ressaltou que todos devem “permanecer em casa” até segunda ordem.
Depois de deixar um rastro de destruição e 34 mortos em sua passagem pelo Caribe, o furacão deve chegar a qualquer instante na Pensilvânia e em Nova York. Pelo menos 11 Estados sofrerão com o impacto, entre estes estão em regime de emergência os seguintes: Nova York, Nova Jersey, Virgínia, Maryland, Delaware, Massachusetts, Pensilvânia e Washington D.C..
O furacão Sandy aumentou sua velocidade de deslocamento na tarde desta segunda-feira (29) para 44 km/h, com ventos sustentados de 150 km/h e rajadas mais fortes quando estava menos de 200 km a sudeste de Atlantic City (Nova Jersey) e a 255 km de Nova York.
O Centro Nacional de Furacões (CNF) alertou por meio de um boletim extraordinário às 19h GMT (17h de Brasília) que o olho do Sandy se dirige para o sudeste de Nova Jersey e que deveria atingir a região nesta tarde.
Mais de 7.000 voos suspensos procedentes de Nova York de itinerários aéreos de vários países da América Latina, Europa e Ásia, se somaram à suspensão de pelo menos 120 voos rumo ao leste dos Estados Unidos procedentes do Aeroporto Internacional de Miami, informou à AFP seu porta-voz, Greg Chin.
Os meteorologistas preveem que Sandy poderá encontrar uma frente fria antes que chegue ao continente, o que o tornará um fenômeno extremamente poderoso, capaz de afetar entre 50 e 60 milhões de pessoas em uma das regiões mais populosas do país.
A força dos ventos de furacão provocados pelo Sandy se estende a 280 km, em todo o sudoeste do centro do ciclone e os ventos com força de tempestade tropical têm um alcance de até 780 km.
Sandy é o 11º furacão desta temporada de ciclones no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário