PSDB, PT, PMDB e PSB vencem maioria das disputas no 2º turno das Eleições 2012


Quatro partidos brasileiros ganharam mais da metade das disputas pelas prefeituras no segundo turno das Eleições Municipais deste domingo (28). Juntos, PSDB, PT, PMDB e PSB venceram em 29 das 50 cidades brasileiras onde a decisão ficou para o “segundo tempo”. 
O PSDB venceu em nove cidades, enquanto os petistas derrotaram os adversários em oito municípios. Os peemedebistas e os candidatos do PSB levaram seis Prefeituras cada uma. 
Os tucanos ganharam em Manaus (AM), Belém (PA), Campina Grande (PB), Teresina (PI), Pelotas (RS), Blumenau (SC)Franca (SP)Sorocaba (SP) e Taubaté (SP)
As vitórias do PT se concentraram na Grande São Paulo, reduto histórico de eleitores do partido. Os petistas venceram em João Pessoa (PB)Niterói (RJ), Vitória da Conquista (BA), Guarulhos (SP)Mauá (SP)Santo André (SP) e São Paulo (SP). 
Destaque no primeiro turno, o PSB também ganhou relevo no segundo turno. O partido saiu vitorioso em seis localidades: Fortaleza (CE)Cuiabá (MT)Duque de Caxias (RJ),Petrópolis (RJ)Porto Velho (RO) e Campinas (SP)
O PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, também derrotou os adversários em seis cidades e, em 2013, vai governar Juiz de Fora (MG)Uberaba (MG),Nova Iguaçu (RJ)Volta Redonda (RJ)Joinville (SC) e Guarujá (SP). 
Os partidos PPS, PDT, PCdoB e PSD faturaram três prefeituras cada um. O DEM e o PP ganharam em duas cidades, e PR, PRB, PTC, PV e PSOL foram os mais votados em outros cinco municípios brasileiros. 
  
Capitais 
Considerando apenas as 17 capitais brasileiras que tiveram segundo turno, PSDB, PSB e PT foram os principais vitoriosos. O PT derrotou os adversários em Rio Branco (AC), com Marcus Alexandre; João Pessoa (PB), com Luciano Cartaxo; e São Paulo (SP), com Fernando Haddad. 
Os tucanos venceram em Manaus (AM), com Artur Virgílio; em Belém (PA), Zenaldo Coutinho; e em Teresina (PI), com Firmino Filho. O PSB levou a melhor em Fortaleza (CE), com Roberto Cláudio; Cuiabá (MT), com Mauro Mendes; e Porto Velho (RO), com Mauro Nazif. 
O PDT faturou as eleição em duas capitais: Curitiba (PR), com Gustavo Fruet, e Natal (RN), com Carlos Eduardo. 
Outros seis partidos dividiram as seis capitais que restaram. O PSOL ganhou em Macapá (AP); o DEM venceu em Salvador (BA); o PSD ganhou em Florianópolis (SC); o PPS foi vencedor em Vitória (ES); o PTC venceu em São Luís (MA); e o PP ficou com a Prefeitura deCampo Grande (MS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário