Bombeiros vão patrulhar onze praias do litoral potiguar


A praia da Redinha terá três pontos de observação, sendo dois fixos, por registrar mais acidentes
Alex Régis
A praia da Redinha terá três pontos de observação, sendo dois fixos, por registrar mais acidentes
 Corpo de Bombeiros do RN está fechando os últimos detalhes para a Operação Verão 2013. Serão 76 homens - oito deles mergulhadores - fazendo trabalhos de prevenção, orientação e guarda-vida.  Eles terão a disposição cinco quadriciclos, sete veículos pick up e um bote inflável. O Governo do Estado ainda não divulgou a data de início da operação. Segundo secretário de segurança, Aldair da Rocha, isso será definido em uma reunião que acontecerá hoje (18) pela manhã.

Entre as praias patrulhadas pelo Corpo de Bombeiros na operação estão: Búzios, Ponta Negra, Praia do Meio, Praia do Forte, Pipa, Tabatinga, Camurupim, Redinha Nova, Redinha Velha, Santa Rita e Jenipabu. "Em todas essas praias teremos a presença dos bombeiros. Algumas delas, como é o caso da Redinha e Búzios por registrarem mais acidentes, terão  três pontos de observação (dois fixos). A praia do Forte terá dois e as demais um ponto", disse o capitão Queiroz, do CBMRN.

De janeiro até ontem o Corpo de Bombeiros registrou 26 mortes por afogamento, sendo 13 acidentes no mar (a maioria na Redinha) e 12 em águas abrigadas como lagoas e açudes. No outro caso, a pessoa estava nas pedras, teve uma crise epilética, caiu na água e se afogou.

Os municípios do interior do RN também receberão a Operação Verão. Em Mossoró, a partir de sexta-feira (21) cerca de dez homens do Corpo de Bombeiros intensificarão a fiscalização nas praias das Emanuelas e de Tibau. "Os guarda-vidas ficarão apenas nos finais de semana  - sexta, sábado, domingo - e nos feriados. Eles terão à disposição um quadriciclo, uma pick up, um veículo de passeio e um bote inflável", disse o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, major Franklin Araújo de Sousa.

De acordo com ele, nos últimos anos, não houve afogamento com vitimas fatais na região. Os homens do CB, além do trabalho protetivo, farão ações preventivas e de orientação sobre locais de banho seguro, distribuição de panfletos educativos. Em Caicó, ainda não está definido se haverá Operação Verão isso porque os açudes da região estão com baixo nível de água em virtude da falta de chuva. "Caso a situação de seca continue vamos atuar apenas em balneários e clubes da região com trabalho de orientação. Devemos ter entre 10 e 15 homens realizando esse trabalho", disse o sub comandante do 3ª Subgrupamento de Bombeiros, tenente Alcione Araújo.

Marinha fará ação ostensiva na costa

A Capitania dos Portos no RN deu início ontem (16) a Operação Verão 2013 e vai até o dia 17 de março. Nesse período, 100 militares farão a  fiscalização ao longo da costa potiguar. Serão coibidas principalmente as práticas de conduzir embarcações sem a devida habilitação da Marinha do Brasil; conduzir embarcações sob efeito de álcool; trafegar próximo a área dos banhistas; e trafegar sem os devidos equipamentos de segurança. 

"Ao todo, 100 militares e 20 embarcações e viaturas estarão trabalhando diariamente na fiscalização ostensiva das nossas praias, lagoas e açudes. Combateremos a imprudência, imperícia e negligencia. Temos equipes volantes de fiscalização, bem como equipes fixas em pontos de maior concentração como Pirangi, Pipa e Lagoa do Bonfim", disse o capitão dos portos do RN, Rodolfo Almeida.

A Capitania proibiu o tráfego de embarcações movidas a motor em 20 lagoas de municípios potiguares. A medida, segundo o capitão, se deve ao fato de as prefeituras não terem enviado ao órgão projetos de segurança para as suas lagoas. 

De acordo com a portaria nº 75/CPRN, fica proibido o tráfego de embarcações movidas a motor de propulsão nas seguintes lagoas do estado: Amarela; Arituba; Boa Água; Carnaúba; da Cotia; do Carcará; da Estrada (Baixo ou Alcaçuz); Extremoz; Ferreira Grande; Genipabu; do Papari; Papeba; Papebinha; Passagem dos Cavalos; do Pium (Azul); de Piató; de Pitangui; do Peixe; Redonda; e do Urubu. Essa portaria pode ser modificada desde que os prefeitos dos municípios onde elas se encontram apresentem os projetos de segurança para esses locais
.
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário