Clowns realiza ensaios abertos e lança livro

Apreciadores da obra do bardo inglês e fãs da dramaturgia do  Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, não precisam esperar até o final de janeiro para ver uma nova adaptação de Hamlet. Em fase final das atividades de 2012, a companhia teatral resolveu promover três noites de ensaios abertos, nesta terça e quarta-feiras (18 e 19), a partir das 20h, no  Barracão Clowns. A direção é do diretor, professor e dramaturgo paulista Marcio Aurelio Pires de Almeida. Os ensaios acontecerão com acesso gratuito e aberto a toda a população. Após os ensaios, abre-se um espaço de diálogo com o público presente. Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início dos ensaios.
Adriano AbreuClowns de Shakespeare, o diretor Marcio Aurelio e Lígia Pereira trabalham em Hamlet desde  setembro
Clowns de Shakespeare, o diretor Marcio Aurelio e Lígia Pereira trabalham em Hamlet desde setembro

Segundo o gestor do Grupo Clowns, Gyl Giffony, o formato de ensaio aberto tem o objetivo de aproximar o público dessa fase da criação teatral que é o processo de construção do espetáculo: "Mais que isso, é perceber o olhar do espectador para o que está sendo levado à cena", explica.

O Barracão dos Clowns fica na av. Amintas Barros, 4673, Nova Descoberta.

A montagem do espetáculo tem patrocínio da Petrobras, Chesf e Banco do Nordeste/BNDES, e o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare tem patrocínio de manutenção exclusivo da Petrobras.

No dia 19, após o ensaio aberto, haverá também o lançamento da publicação "Jovens Escribas em Cena". A publicação é um registro da experiência entre os Grupos Clowns de Shakespeare e Jovens Escribas. No início de 2012, o dramaturgo Marcio Marciano (PB) esteve em Natal para uma oficina de formação em dramaturgia com o coletivo de autores.

A partir deste encontro, Carlos Fialho, Patrício Junior e Marcio Benjamim, produziram textos dramáticos que tomaram forma nas experimentações do Grupo Clowns de Shakespeare, e dos grupos convidados, Bololô Cia. Cênica e Facetas, Mutretas e Outras Histórias. A publicação traz os textos originais dos Escribas, textos dos coletivos que participaram do projeto e ainda dos profissionais convidados, professores Robson Haderchpek, Makarios Maia e Clotilde Tavares, que acrescentaram um olhar crítico aos experimentos apresentados no Barracão.

A estreia de "Hamlet" está prevista para 2013, no final de janeiro, em um Festival no Recife. Depois, 'Hamlet'  terá uma temporada de 16 apresentações em Natal, e vai circular por Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Fortaleza, Teresina e São Luís. Depois segue pelo país no circuito de festivais, a exemplo das montagens anteriores. 

Direção

O diretor paulista Marcio Aurelio está em  Natal desde o dia 22 de setembro em companhia da sua assistente Lígia Pereira. Com longa experiência com a dramaturgia brasileira, Aurelio é também também professor doutor pelo Departamento de Teatro da Escola de Comunicação e Artes da USP. Como encenador, montou espetáculos no Brasil e no exterior a partir de textos de Sófocles, Shakespeare, Bertold Brecht, Nelson Rodrigues, Alcides Nogueira, entre outros. Em 1990, criou a Companhia Razões Inversas com a primeira turma de formadores da Unicamp, na qual dirigiu espetáculos premiados como "Senhorita Else", de Arthur Schnitzer, "A Bilha Quebrada", de Kleist, e "Agreste", de Newton Moreno.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário