ESTÁDIO DA COPA » Construção do Arena das Dunas ultrapassa os 50% de conclusão


do DN Online.
Demétrio Torres, da Secopa, diz que obras do Arena das Dunas está 60 dias à frente do cronograma (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
Demétrio Torres, da Secopa, diz que obras do Arena das Dunas está 60 dias à frente do cronograma
As obras de construção do estádio Arena das Dunas ultrapassou os 50% de conclusão. Segundo o titular da Secreataria Estadual Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa (Secopa), Demétrio Torres, a construção está 60 dias à frente do cronograma apresentado à Fifa. Esses dados foram apresentados como uma conquista pelo secretário, que chegou a revelar que Natal chegou a ser considerada fora da Copa do Mundo de futebol.

Atualmente, a obra está na fase de conclusão do anel inferior de arquibancadas. Já foi iniciada a montagem da arquibancada superior, que começou quatro meses antes do que previa o cronograma. A previsão de término das obras é para dezembro de 2013. "Ele vai ficar pronto seis meses antes da Copa. Isso nos dá tempo para queimar a panela, ou seja, fazer uma série de eventos para testar o estádio", afirma o secretário.

Demétrio Torres diz que Natal estava fora da Copa do Mundo no Brasil em 2014 à época da licitação vazia para construção da Arena. "O governo, no entanto, procurou a Fifa e apresentou um cronograma novo. Eles aceitaram como que por educação. Quando, porém, a governadora (Rosalba Ciarlini) baixou um decreto de contenção de gastos, passamos a ser vistos com seriedade. Isso percebi quando tive de detalhar o novo cronograma à Fifa", conta o secretário. "Hoje boa parte da população do estado acredita que Natal sediará a Copa", finaliza.

O estádio terá 42 mil assentos, estacionamento com vagas para 1,7 mil veículos, 38 camarotes, 30 banheiros, um lounge VIP e outro de "hospitalidade".
Obras do Arena das Dunas já passaram da metade para a conclusão (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
Obras do Arena das Dunas já passaram da metade para a conclusão
Questionado sobre o fato de os estádios "Castelão", em Fortaleza (CE), e o "Mineirão", em Belo Horizonte (MG), terem ficado prontos cerca de um ano mais cedo que o Arena das Dunas, uma vez que foram aprenas reformados e se essa não seria uma melhor alternativa para o antigo "Machadão", Demétrio Torres retrucou: "isso, para mim, já é assunto morto, até porque o Machadão não existe mais. Se fossêmos reformá-lo, não conseguiríamos fazer várias inovações que é possível hoje no Arena. E, se prestar a atenção, o Castelão não teve grandes mudanças e foi tão caro quanto o nosso estádio. O Maracanã custará duas vezes mais que o Arena só para preservar o seu formato".

Nesta manhã, Demétrio Torres recebeu a imprensa potiguar para mostrar os avanços nas obras da Arena. Juntamente com o secretário, a governadora Rosalba Ciarlini esteve presente na visita e vibrou com o status da construção. "Isso mostra que as obras estão avançado e que o estádio vai ficando pronto a cada dia, garantindo Natal como uma das sedes da Copa".
 (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário