Natal não terá show pirotécnico no réveillon, afirma Prefeitura


Em 2011, show pirotécnico do réveillon em Natal incluiu cascata na Ponte Newton Navarro (Foto: Ricardo Araújo/G1)Um réveillon menos iluminado. Será assim a virada de ano na capital do Rio Grande do Norte. A Secretaria Municipal de Turismo confirmou, que diante do caos administrativo e da falta de recursos públicos, os tradicionais shows pirotécnicos realizados nas praias urbanas de Natal não serão viabilizados este ano. Somente os palcos e iluminação simples para as celebrações dos grupos de umbanda e candomblé - que saúdam Iemanjá na chegada do Ano Novo principalmente na Praia do Meio e Artistas, na zona Leste de Natal - serão montados. Visto que, não haverá dispêndio de dinheiro público.
Ney Lopes Júnior, prefeito de Natal, encaminhará projeto de lei para apreciação dos vereadores (Foto: Ricardo Araújo/G1)
"Quanto às festividades de final de ano, não ocorrerá nada. Nem show pirotécnico nem eventos culturais nas praias", lamentou o secretário municipal de Turismo, Murilo Barros. Numa tentativa de reverter a situação, o secretário confirmou que se reuniu com o prefeito Ney Lopes Júnior e com a secretária municipal de Planejamento, Selma Menezes. Ambos, porém, argumentaram que todos os recursos na conta da Prefeitura de Natal serão utilizados para o pagamento dos salários do municipalismo. As tratativas para a viabilização das festas populares nas praias urbanas, com a contratação de palcos, iluminação especial, bandas e artistas, começaram em agosto, segundo Murilo Barros.
Entretanto, o secretário disse que os membros da ABIH e Fecomércio lamentaram e descartaram o patrocínio em decorrência do tempo exíguo para viabilização do projeto. "Eu me sinto frustrado, decepcionado e constrangido. Eu vinha trabalhando nesse projeto há meses. Natal terá perdas significativas no comércio e no turismo em decorrência da não realização dos shows pirotécnicos", afirmou Murilo Barros.Ele disse que se reuniu com a prefeita afastada, Micarla de Sousa, que deu carta branca para a montagem da programação do réveillon em Natal. Entretanto, com o afastamento judicial de Micarla de Sousa da chefia do Executivo Municipal, o processo parou. "Tentei me reunir com o ex-prefeito Paulinho Freire diversas vezes. Na única vez que ele me recebeu, disse que eu procurasse a iniciativa privada", detalhou o secretário. Ele disse, ainda, que entrou em contato com os diretores da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN), Habib Chalita, e da Federação do Comércio (Fecomércio RN), com o objetivo do show pirotécnico ser financiado pela iniciativa privada.
Árvore de Mirassol, em Natal, tem 500 mil lâmpadas de LED e foi acesa nesta quarta-feira (12) (Foto: Ricardo Araújo/G1)
No ano passado, a Prefeitura de Natal investiu cerca de R$ 400 mil nas festas do réveillon. "Somente em 2011, foram gastos R$ 272 mil com os fogos na orla urbana de Natal. O restante foi com o pagamento de palcos, bandas, artistas e iluminação", detalhou o secretário. A festa da virada incluiu uma cascata de fogos de artifício dourados que caíam da Ponte Newton Navarro para o rio Potengi. A única opção para os natalenses e turistas que estiverem em Natal na noite do réveillon, são os eventos culturais realizados na Praça da Árvore, em Mirassol, que não incluem fogos de artifício. "O jeito será a população recorrer às festas particulares, em hotéis, ou festas próprias", disse o secretário municipal de Turismo.
Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário