Natalenses falam sobre o calendário maia e a previsão do fim do mundo


Segundo o calendário maia, o mundo deve acabar exatamente nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2012. Pelo menos é esta a interpretação que alguns estudiosos fizeram para as previsões da antiga civilização. Mas, será que as pessoas acreditam nisso? A Inter TV Cabugi foi às ruas para descobrir o que o natalense pensa a respeito.
O dia 21 de dezembro de 2012 é uma data cercada de mistérios e dúvidas. Será mesmo que a previsão dos maias está certa? Para Eronides Júnior, representante comercial, tudo não passa de superstição. “O pessoal crê em muitas coisas. Eu não acredito, isso realmente não existe”, disse ele.
Aline Oliveira, que é recepcionista, não quer nem pensar na possibilidade de uma catástrofe mundial. Ela quer que sua filha, de apenas cinco meses, tenha muita coisa pra viver pela frente. “Ela tem que viver muito. Peço a Deus saúde, né? E com certeza que, quando for o fim do mundo, Deus não vai avisar”, comentou.
O gesseiro Hudson Flávio não quer que o mundo acabe. Ele tem vários planos e sonhos para serem realizados. Mas, se o mundo acabar, o cartão de crédito não escapa. “Se acabar, agente estoura o cartão. Mas, se não acabar, melhor ainda”, sorriu.
E se o mundo acabar? Como fica o Natal, hein Papai Noel? “Eu acho muito difícil o mundo acabar antes da noite mais bonita do ano. Tem que ter Natal!”, exclamou um homem fantasiado como as roupas do bom velhinho em um shopping da cidade.
Ainda de acordo com o calendário maia, o 21 de dezembro significaria o fim de um ciclo, supostamente o fim do mundo. O astrônomo Antônio Araújo tranquiliza. Ele afirma que este fim de ciclo pode ter diversas interpretações. Sobre o filme '2012', o astrônomo afasta qualquer possibilidade de que o mundo acabe nesta sexta depois de um choque entre a terra e outro planeta. “Choque da terra com outro planeta é impossível de acontecer. Mas, se isso viesse a acontecer, nós teríamos condições de detectar com vários anos de antecedência. Eles (os maia) tinham um calendário, uma matemática e uma astronomia bem desenvolvidos. Mas não mais do que nós temos hoje. Muitas coisa que falam no filme sobre os maias a gente pode contestar do ponto de vista científico e da tecnologia atual”, garantiu.
“Mas, vamos supor que o astrônomo visse algo de estranho no céu, algo que pudesse ocasionar o fim do mundo. Será que ele contaria?”, perguntou o repórter. “Com certeza não avisaria, que é pra ninguém sofrer por antecipação ou ninguém cometer suicídio. Deixa o pessoal viver até o último minuto”, brincou Antônio Araújo.
G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário