No RN, segundo maior farol da América Latina completa 100 anos


Farol do Calcanhar, também chamado de Farol de Touros (Foto: Canindé Soares)
O Farol do Calcanhar, mais conhecido como Farol de Touros, localizado no litoral Norte do Rio Grande do Norte, completa 100 anos nesta sexta-feira (21). Segundo a Marinha do Brasil, esta é a segunda maior torre de orientação náutica da América Latina.
São 62 metros da base até o topo, o equivalente a um prédio de 16 andares. Para chegar ao alto é preciso subir 298 degraus. Lá em cima trabalha o faroleiro, considerado a alma do farol. Ele é encarregado de  manter o funcionamento do aparelho óptico, que ilumina os mares e permite a orientação pelos mares, mesmo a longas distâncias.
Faroleiro trabalhando (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Faroleiro trabalhando fo Farol do Calcanhar
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
“O farol é uma estrutura metálica e de concreto com uma lâmpada. Mas dentro dele existe uma alma, o faroleiro. Um trabalho fundamental para que a orientação seja feita integralmente, se interrupção”, enfatizou o capitão de fragata Kleber Ribeiro, assessor de comunicação da Marinha.
A primeira construção foi em 1912, mas a torre foi substituída por uma nova no período da Segunda Guerra Mundial. A estrutura atual foi inaugurada pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, como conta um historiador da região.
“A inauguração foi em 1943. E teve uma grande importância para o confronto mundial. Tanto que o próprio presidente Getúlio Vargas inaugurou o Farol do Calcanhar. Um grande orgulho para a praia de Touros”, comemorou Lindemberg Araújo, historiador.
Farol do Calcanhar, também chamado de Farol de Touros (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Farol do Calcanhar, também chamado de
Farol de Touros (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O farol está localizado no ponto do Brasil mais próximo do continente africano, posição estratégica para a instalação de uma torre de orientação marítima. Depois da linha do horizonte navegam barcos de diversas nacionalidades,  um tráfego intenso que o farol ajuda a ordenar.
“Esse é um local ideal para se ter um farol. O nome dele, Farol do Calcanhar, é exatamente porque ele fica na curva de quem vem do Norte em direção ao Sul”, explicou  Kleber Ribeiro.
Atualmente, muitas embarcações utilizam aparelhos com orientação geoespacial (GPS), mas os barcos de pequeno porte ainda são orientados pelos faróis, como explicou o faroleiro Ananias Lima.  “ A função do farol ainda é muito importante porque as embarcações de pequeno porte  precisam do nosso feixe de luz para se orientar”, frisou o faroleiro.
Vista do alto do farol (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Vista do alto do Farol de Touros
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O facho luminoso avança no mar até uma distância de 70 quilômetros da costa. A lâmpada responsável por isso tem 1000 watts de potência. As cores da torre, preta e branca, também facilita a orientação. Do alto é possível admirar uma bela vista, que atrai turistas com frequência. “É maravilhoso. Muito lindo. Os turistas adoram esse visual. Eu também adoro e admiro”, disse Joara, guia de turismo.
G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário