Nova Constituição é aprovada no Egito, aponta contagem oficial


A nova Constituição foi aprovada no Egito com 63,8% de votos no referendo realizados nos dois últimos sábados em meio a uma grave crise política, anunciou a Comissão Nacional Eleitoral nesta nesta terça-feira (25).
"Investigamos arduamente todas as denúncias", afirmou o juiz Samir Abu el-Matti, do Supremo Comitê Eleitoral em entrevista coletiva. Segundo ele, a participação foi de 32,9%.

Contagens não oficiais, mesmo as feitas pela oposição, já indicam 64% de aprovação.

Mais cedo nesta terça, apoiadores e opositores do governo se reuniram na praça Tahrir, no Cairo. Mulheres cortaram cabelo em protesto contra a nova Constituição.
Mulher corta mecha de cabelo sem tirar o lenço da cabeça (Foto: Ahmed Abd El Latef/AP)Mulher corta cabelo durante protesto contra a nova Constituição no Cairo (Foto: Ahmed Abd El Latef/AP)
Uma nova Constituição é um passo vital na transição do Egito para a democracia, quase dois anos depois da queda de Hosni Mubarak.Nova Carta
O anúncio abre caminho para a formação de um novo Parlamento em cerca de dois meses.

No entanto, a oposição afirma que o texto colocado para consulta, a maior parte dele de autoria dos aliados islâmicos do presidente Mohamed Morsi, não garante as liberdades individuais e os direitos das mulheres e minorias. Segundo os opositores, o documento vai acarretar mais problemas no país árabe mais populoso.
Contagens não oficiais feitas pela Irmandade Muçulmana, grupo que levou Morsi à presidência neste ano, indicam que 64% dos eleitores aprovaram o texto. Uma contagem da oposição teve resultado parecido.
Ele disse que o comitê passou os últimos dois dias investigando as acusações de fraude feitas pela oposição.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário