Obra em Natal é retirada da matriz de responsabilidade da Copa de 2014


Maquete virtual mostra como ficará a Av. Engenheiro Roberto Freire (Foto: Reprodução)Maquete virtual mostra como ficará a Av. Engenheiro Roberto Freire (Foto: Reprodução)
A obra de mobilidade urbana da avenida Roberto Freire, na zona Sul de Natal, foi retirada da matriz de responsabilidade da Copa de 2014 -  documento assinado em janeiro de 2010 como compromisso para o mundial dos governos municipais, estaduais e federal. Com isso, não precisa mais ficar pronta até julho de 2014. O Grupo Executivo da Copa (Gecopa), do Ministério dos Esportes, publicou a alteração na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União. 
Segundo Demétrio Torres, a vantagem de incluir a obra no PAC da Copa era não diminuir a capacidade de endividamento do estado. “O estado tem um limite para pedir dinheiro emprestado. Atualmente gira em torno de R$ 1,5 bilhão. Esse valor é controlado pelo tesouro nacional. E tudo que está incluso no PAC da Copa não é limitado a este valor”, enfatizou o secretário. Contudo, existe uma contrapartida. “Mas o estado tem a obrigação de entregar tudo até julho de 2014, caso contrário, o gestor  estadual é penalizado”, completou.A saída da matriz de responsabilidade foi a pedido do governo do Rio Grande do Norte, uma vez que corria o risco de não ficar pronta até o mundial de futebol. “Como a obra fazia parte desta matriz, ela estava inclusa no PAC da Copa, e por isso, tinha obrigação de ser entregue para o mundial. Como havia a possibilidade de esse prazo não ser atendido, achamos melhor migrar para o PAC de Mobilidade das Grandes Cidades (acima de 700 mil habitantes). Então, garantimos a verba e vamos tentar entregar o projeto pronto o mais rápido possível, mas não existe mais a obrigatoriedade”, explicou Demétrio Torres, secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014.
Indagado sobre o término previsto da nova avenida Roberto Freire, o secretário disse que a duração será em média de 15 meses, mas a licitação ainda não foi feita. “Pretendemos licitar a obra no início de 2013, mas às vezes aparece algum entrave, um imprevisto durante o processo. Por isso ainda não posso dizer ao certo quando irá começar. Porém, garanto que faremos de tudo para entregá-la o quanto antes para a população”, finalizou.
Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário