Presidente Dilma Rousseff destaca o que fez o PT em 10 anos no governo


Longe dos holofotes da imprensa, na Praia de Inema onde descansa com a mãe, Dilma Jane, a filha, Paula, o genro Rafael Covolo, e o neto, Gabriel, a presidente Dilma Rousseff publicou artigo na Folha de S. Paulo ontem em que faz uma avaliação dos 10 anos do governo do PT no país.
De acordo com Dilma, o período marca “a incorporação de uma nova agenda para o Brasil, com a educação, a saúde e a habitação para todos como uma prioridade.
“O combate à desigualdade social passou a ser uma política de Estado, e não mais uma ação emergencial. Na última década, raros são os países que, como o Brasil, podem se orgulhar de oferecer um futuro melhor para os seus jovens”, pontuou a presidente, que cita o governo Lula e o dela e, nas entrelinhas, reconhece a “base sólida” construída pelos que os antecederam. “Desde o fim do regime de exceção, cada presidente enfrentou os desafios do seu tempo. Eles consolidaram o Estado democrático de Direito, o funcionamento independente das instituições e a estabilidade econômica”.
Segundo ela, programas como o Brasil Carinhoso foram responsáveis pelo crescimento constante da renda média do brasileiro e a desigualdade caiu ano a ano entre 2003 e 2012. “Nesta década, foram criados, sem perda de direitos trabalhistas, 19,4 milhões de novos empregos, sendo 4 milhões apenas nos últimos dois anos”, destacou a presidente.
“Cerca de 40 milhões de pessoas foram incorporadas à chamada nova classe média, no maior movimento de ascensão social da história do país. A miséria extrema passou a ser combatida com uma ação sistemática de apoio às famílias mais pobres e com filhos jovens”, completou a atual ocupante do Palácio do Planalto.
Muito próximo da virada do ano, a presidente também ressaltou as conquistas dos governos do PT e que, na opinião dela, deverão se perpetuar em futuros governos.
“Acredito que os futuros governos tratarão como conquistas de toda a população nossos programas de educação - como o Pronatec, de formação técnica, o ProUni e o Ciência Sem Fronteiras - e de eficiência do Estado - como os mecanismos de monitoramento de projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a transparência na prestação de contas da Lei de Acesso à Informação”, cita Dilma.
“O desafio que se impõe para os próximos anos é, acabar com a miséria extrema e ampliar a competitividade da economia. Temos um compromisso inadiável com a redução da desigualdade social, nossa mancha histórica. Tenho certeza que estamos no rumo certo”, conclui a mensagem da presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário