Resgate a reféns de assalto no RS é 'prioridade das prioridades', diz Tarso


Para o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a prioridade no caso do assalto a uma fábrica de joias na Serra é a integridade física dos reféns levados pelo grupo de criminosos foragidos. Segundo a polícia, nove pessoas ainda estão em poder dos assaltantes que explodiram o estabelecimento em Cotiporã durante a madrugada deste domingo (30). Na ação, foi morto o homem mais procurado do estado, Elisandro Falcão, conforme a polícia.
Além do assaltante, morreram outros dois suspeitos. Dois policiais foram feridos e levados ao hospital, mas não correm risco. Entre os reféns estão uma família e uma criança de cinco anos, de acordo com informações da polícia. A suspeita é de que os reféns estejam escondidos em uma mata. Cerca de 200 policiais trabalham nas buscas, com o helicóptero da Brigada Militar de Passo Fundo.

Foragido morreu após assalto a fábrica de joias na Serra (Foto: Guilherme Pulita/RBS TV)
O governador do estado afirmou que serão utilizados todos os meios operacionais disponíveis para solucionar o caso e que é preciso “um comando tranquilo” na ação. “A prioridade das prioridades é cuidar da vida dessas pessoas. O comando deve ser tranquilo. Vamos contar com a capacidade da nossa Brigada Militar para que isso tudo termine bem”, disse Tarso Genro, em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã deste domingo.

Ele ainda lembrou que o cerco aos criminosos, responsáveis por uma série de ataques a caixas eletrônicos com explosivos, se deu por conta da movimentação do setor de Inteligência da corporação. “É resultado de um trabalho intenso. No entanto, a parte final da ação é extremamente importante e vamos sacrificar qualquer solução em benefício da vida dos reféns”. Conforme ele, o secretario estadual de Segurança Pública, Airton Michels, está se deslocando para o município de Cotiporã a fim de acompanhar as atividades.
Para o governador, o balanço da Segurança no Rio Grande do Sul em 2012 é bastante positivo. “Nós temos a obrigação de dizer que nossas metas foram alcançadas. E os resultados não são aleatórios, mas símbolos de um trabalho sério a médio e longo prazo. Tenho certeza que estamos sendo muito bem compreendidos pela população”.

O assalto

Foi morto em confronto com a Brigada Militar na madrugada deste domingo (30) o assaltante mais procurado do Rio Grande do Sul. Segundo a polícia, o homem conhecido como Falcão, de 31 anos, participou de um assalto a uma fábrica de joias em Cotiporã, na Serra. Outros dois suspeitos morreram no local. Os demais envolvidos na ação conseguiram fugir levando como reféns um grupo de moradores dos arredores e uma quantia em dinheiro.
Segundo o capitão Juliano Amaral, da BM, Falcão era líder de uma quadrilha responsável por ataques a bancos e carros-fortes na região com o uso de explosivos. Por volta das 2h deste domingo, ele e mais 9 homens armados usaram explosivos para detonar a porta principal da fábrica de joias, localizada no Centro de Cotiporã. Com a chegada da polícia, houve perseguição e troca de tiros na saída da cidade. Além dos criminosos, dois policiais foram atingidos e levados ao hospital de Veranópolis.

Fonte: Redação/Com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário