Superlotado, maior hospital do RN tem 29 pacientes na fila da UTI


Equipe dos órgãos federais de fiscalização da Saúde Pública vistoriaram o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. (Foto: Ricardo Araújo/G1)Corredores do Hospital Walfredo Gurgel estão superlotados, confirma Sesap (Foto: Ricardo Araújo/G1)
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, recebeu na manhã desta quarta-feira (26) mais de 20 pacientes de clínica médica que foram distribuídos pelos corredores. Outros 29 internos, de maior gravidade, esperam pela liberação de leitos em uma das unidades de tratamento intensivo (UTI). Dos casos de ortopedia, 52 pessoas esperam por transferência para a realização de cirurgias em unidades conveniadas. As informações foram divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).
Para a diretora geral do hospital, Maria de Fátima Pinheiro, a situação é crítica e requer medidas urgentes. "O Walfredo Gurgel não suporta mais dar cobertura a todos os serviços de saúde que não funcionam, tanto no município de Natal, quanto nos interiores. Hoje temos mais de 70 pacientes pelos corredores do hospital. Esta situação é inadmissível", disse a diretora.Ainda de acordo com a Sesap, a superlotação do Walfredo Gurgel ocorre em razão do grande volume de atendimentos realizado ao longo do feriado prolongado do Natal. “O Centro de Recuperação Pós-operatório (CRO) tem hoje 21 pacientes internados. No Centro Cirúrgico, das cinco salas disponíveis, uma está ocupada com um paciente pós-operado”, acrescentou a assessoria de comunicação da Secretaria.
Nesta quarta, em razão da superlotação, a diretora teve dificuldades para acomodar um paciente idoso que necessitava de uma vaga na UTI. A internação ocorreu sob ameaça de a diretora ser penalizada com pagamento de uma multa diária de R$ 500, valor que poderia se estender a R$ 10 mil, segundo informou a própria Fátima Pinheiro.
Fonte; g1/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário