Tartaruga verde aparece morta na praia de Ponta Negra, em Natal


Tartaruga Marinha apareceu na praia de Ponta Negra, cartão postal de Natal (Foto: Sérgio Fraiman)Tartaruga Marinha apareceu na praia de Ponta Negra, cartão postal de Natal (Foto: Sérgio Fraiman)
Uma tartaruga marinha da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga verde ou aruanã, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (25) na praia de Ponta Negra, em Natal. Pela análise inicial, os biólogos acreditam que o réptil morreu por ingestão de lixo. O animal foi recolhido e enterrado na Barreira do Inferno, na Grande Natal.
Segundo o Projeto Tamar, não foi possível identificar o sexo do animal, pois este media apenas 86 centímetros de comprimento e 80 de largura. "Para indicar se é macho ou fêmea, é necessário ter pelo menos 96 centímetros de casco", afirmou o biólogo voluntário Leonardo Andrade.
Ainda segundo o biólogo,  pela aparência e cheiro forte do corpo, a tartaruga deve ter morrido na madrugada desta terça e chegou no início da manhã à praia, provavelmente levada pela maré. Depois de verificar as características do animal, o voluntário levou a tartaruga para a Barreira do Inferno, onde foi enterrada. "Como a maré estava muito alta, foi melhor enterrá-la na Barreira do Inferno", disse."Como a tartaruga não apresenta marcas no corpo, a nossa principal suspeita é a de que ela tenha se engasgado ao ingerir lixo, como plástico por exemplo. Isso acontece em 90% dos casos. Infelizmente, as pessoas poluem muito o mar”, acrescentou Leonardo.
Tartaruga é da espécie verde (Foto: Leonardo Andrade)
Tartaruga é da espécie verde
(Foto: Leo Carioca)
Ao G1, o coordenador regional do Tamar, Armando Bazan, disse que apesar da tartaruga verde não se reproduzir no litoral potiguar, esta espécie se alimenta na região. “É muito comum elas aparecerem aqui. Por ano, cerca de 200 encalham no Rio Grande do Norte. Muitas morrem por causa do lixo. Tanto que elas estão entrando em extinção. Não tanto como a tartaruga de pente”, explicou o coordenador.
Ainda segundo Armando, se a população encontrar uma tartaruga encalhada, a primeira coisa a fazer é verificar se ela está identificada com números e anotar a numeração. Se estiver viva e sem ferimentos, deve ser colocada de volta no mar. Caso contrário, deve acionar imediatamente o Tamar. Em Natal, os telefones de emergências são: (84)  9921-2954 ou (84) 4103-1967.
Tartaruga Verde
De acordo com o site do Projeto Tamar, a tartaruga verde pode chegar a 143 centímetros de comprimento e pesa em média 200 quilos. Estima-se que a população mundial seja de 203 mil fêmeas em idade reprodutiva.
Tartaruga foi levada para ser enterrada na Barreira do Inferno (Foto: Leonardo Andrade)Tartaruga foi levada para ser enterrada na Barreira do Inferno (Foto: Leonardo Andrade)Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário