Virada Cultural levou à Ribeira dez mil pessoas

Há tempos os casarões e sobrados da Ribeira não testemunhavam um movimento tão intenso como o visto este fim de semana, durante a primeira edição da Virada Cultural, quando cerca de 10 mil pessoas (pelo menos) circularam por ruas e becos em busca de arte e diversão. A programação extensa e gratuita, diluída entre às18h de sábado e às 22h do domingo, ofereceu um cardápio variado de sabores musicais, cênicos e audiovisuais, deixando o público indeciso diante de tantas opções. Para os mais receosos, a segurança foi garantida com a presença de policiais, iluminação complementar e o mais importante: o movimento das pessoas, este sim afugenta qualquer espírito de porco.
Joanisa PratesMultidão na av Tavares de Lira: shows movimentaram a madrugada
Multidão na av Tavares de Lira: shows movimentaram a madrugada

Oficialmente 120 atrações se revezaram nos dez pólos temáticos espalhados pelo bairro histórico, um número que ganha volume ao incorporar intervenções espontâneas e performances improvisadas.

Em determinados momentos estava difícil decidir onde ir: no sábado, lá pelas 22h por exemplo, era DuSouto se apresentando no palco principal montado na Tavares de Lira; exibição inédita do filme "Febre do Rato" na Casa da Ribeira; a banda Andróide sem Par no Armazém Hall; Shamam Tribal no espaço Gira Dança; teatro com Adelvane Néia em Nalva Melo; e todos esperando a hora de conferir o festival de Cenas Curtas, o show d'Os Poetas Elétricos ou a Festa Dionizíaca. Porém, a única atração que incorporou o espírito 24horas do evento foi a turma do Missigena SoundSystem - tocaram ragga, dub, reggae e todas as variantes jamaicanas do início ao fim.

A falta de banheiros químicos suficientes para atender o público foi a única falha sentida, inclusive 'olfativamente' falando.

Versão ampliada do Circuito Cultura Ribeira, a Virada serviu de teste para voos mais ousados: a proposta dos realizadores (Casa da Ribeira/Centro Cultural DoSol) é realizar edições descentralizadas a partir do próximo ano, em Ponta Negra e na zona Norte.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário