Coragem e Simplicidade marcam Convenção do PT em Georgino

  
A Convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) realizada na Casa Legislativa na sede da cidade, foi marcada pela coragem e pela simplicidade de seus candidatos à vereadores que mostraram publicamente nos seus discursos que estão afinados com os propósitos do partido e firmaram o compromisso de participar de uma campanha honrada em função da luta por melhor qualidade de vida para a população.

      Recebendo a Comitiva Petista, representada pelo Diretório Estadual, Companheiro Chiquinho, candidato a vereador na cidade do Natal, pela representante do Setorial de Combate ao Racismo Mara Jovanka e a Conselheira Tutelar de Natal Cristina Torres.

     
A Convenção teve início com a palavra bíblica do Irmão José Edson, da Igreja Evangélica Adventista do Sétimo Dia, que lembrou os três maiores políticos (José, Salomão e Daniel ), fazendo referência a sabedoria e a cautela que os candidatos deveriam ter ao escolher o caminho de servir ao povo com dignidade, presteza e sinceridade. 
     Citando o escândalo das "fichas sujas" onde políticos da nossa cidade, assim como outras, apesar de terem iniciado uma vida pública de forma correta, chamou atenção daqueles que desviaram a conduta se tornando inelegíveis e consequentemente não podendo concorrer a eleição. 
     Parabenizando o PT local pela coragem e  organização do evento, alertou os candidatos para a responsabilidade de cada um.

         
 Iniciando os trabalhos o Presidente do PT municipal Marcone Trajano, agradeceu a presença dos convencionais e visitantes e enfatizou a importância do partido que compõem o Governo Federal e que inicia um trabalho árduo no município confiante na vitória espelhada em candidatos firmes e comprometidos com a verdade e com coragem para trabalhar. 
  Bastante aplaudido e fazendo alusão aos movimentos sociais frisou o presidente: "Isto é apenas o começo".



   
Dando sequencia aos trabalhos a candidata a Vereadora pelo PT, jornalista Jacqueline Cabral, conduzindo o cerimonial solicitou que todos acompanhassem o Hino Nacional, convidando em seguida para compor a mesa a comitiva petista, a candidata a vice-prefeita pela Coligação "Unidos para a Vitória", Alexandra Santana, a Vereadora Cláudia Sena, o Presidente Marco Trajano, a Secretária do PT local Fabiana do Carmo do Nascimento e demais componentes do Diretório Municipal.


     
Ao fazer uso da palavra o representante do Diretório Estadual do PT, companheiro Chiquinho  parabenizou o Diretório Municipal do PT que está preparado para lançar candidatos a altura do que a cidade merece. "Companheiros que vão fazer a diferença nesta eleição" que desde já demonstra grandeza pela qualidade da escolha".
     O companheiro Chiquinho também rebateu na sua despedida as críticas feitas ao Governo Federal quando se referiu as ações do IBAMA que trabalham em favor da preservação ambiental e não de interesses pessoais.



     A candidata a Vice-prefeita pela Coligação Unidos para a Vitória, Alexandra Santana parabenizou o PT prestigiando todo o evento ao lado de candidatos a vereadores da coligação. A candidata também homologou seu nome e do candidato à prefeito Professor Edval Bezerra do PMDB, onde receberam o apoio do PT na Coligação "Essa estrela vai brilhar".







  
 Fazendo uso da palavra a candidata a Vereadora pelo PT Renata Trajano surpreendeu o público com um discurso enfático fazendo alusão aos políticos que recebem e nada fazem pela cidade. "Se eu tiver o privilégio de ganhar esta eleição vou mostrar como se deve respeitar o eleitor e trabalhar para fazer valer o que é pago a um vereador, pois muitos aqui recebem e nada fazem pelo povo. Isso só acontece porque ainda não tem um petista aqui sentado nesta cadeira", fazendo alusão a cadeira do recinto legislativo.


    O candidato a Vereador pelo PT Hugo Santana falou sobre a função e o dever do Vereador como um fiscal do povo, chamando a atenção que se for eleito cobrará do Executivo as obras e os programas necessários para atender a população, assim como apoiará integralmente o que for melhor para a comunidade.
      Hugo Santana lembrou o avanço que o Brasil teve com o Governo Lula e a continuidade do Governo Dilma que muito tem feito pelo país.


   
 A candidata a Vereadora pelo PT, jornalista Jacqueline Cabral fez uma retrospectiva do nascimento do PT na década de 80 até os dias atuais reforçando que só depois que Lula assumiu a direção do país o Brasil mudou o rumo de sua história.
     A jornalista fez questão de lembrar que a Presidenta Dilma representa não só um avanço intelectual, mas acima de tudo moral, quando a mulher se posiciona com mais respeito e liberdade de expressão. Quanto a coragem em enfrentar a política a candidata a vereadora ressaltou: "Não temos medo de enfrentar  os poderosos, tenho ouvido e visto muita gente humilhada aqui em Georgino e Carnaúba. Nós vamos mudar essa realidade, porque nossa estrela vai brilhar e o PT se for da vontade de Deus e daqueles que vão escolher vereadores comprometidos com o desenvolvimento a partir de 2013 estaremos trabalhando aqui nesta Câmara por dignidade e justiça social".
     Às quatorze horas foi dada por encerrada a convenção mais esperada do município e que mostrou pra que veio: independente, sólida e capaz.

Fotos Carlinho Fotografia

Irmão de Mução confessa em depoimento que usou senha e email do radialista

 (Divulgação)

DiariodePernambuco.com
A Polícia Federal (PF) informou que o irmão do radialista Rodrigo Vieira Emereciano, de 35 anos, o Mução, foi o responsável pelo crime de pedofilia na internet. Segundo a PF, o irmão - que não teve o nome divulgado e é o diretor da empresa do radialista no Ceará - confessou ter usado senha e email de Mução para participar do crime na web.

Ainda segundo a PF, o homem foi identificado e investigado. Durante depoimento, em Fortaleza, ele confessou como pegou os dados do irmão.

Mução deve deixar a sede da PF ainda esta noite. Amanhã está prevista uma entrevista coletiva à imprensa.

De virada, ASA derrota ABC por 3 a 1 e passa adversário na tabela

ABC-RN

Na noite desta sexta-feira, jogando em casa, noEstádio Municipal de Arapiraca, o ASA-AL derrotou o ABC-RN, de virada pelo placar de 3 a 1. Raul, aos 29 minutos do primeiro tempo, inaugurou o marcador para a equipe potiguar. Danilo Cruz, aos 35 da primeira etapa, Lúcio Maranhão, no primeiro minuto do segundo tempo, e Roberto Jacaré, aos nove, fizeram os da vitória do ASA.
Com o resultado, a equipe do ASA chega aos dez pontos conquistados em oito rodadas e sobe para a 12ª colocação. Já o ABC fica com nove pontos ganhos cai para o 13º lugar na tabela do Campeontato Brasileiro Série B. O ASA mantém também a escrita de jamais ter perdido para o ABC-RN. Agora, em dez jogos na história, são cinco vitórias dos alagoanos e cinco empates.
Na próxima rodada, o ASA-AL pega o Avaí, em Florianópolis, na próxima sexta-feira, Já o ABC-RN recebe, no estádio Frasqueirão, em Natal, o Vitória, no sábado, dia 7 de julho.
Arte GE.Net
jogo – Jogando em casa, ASA começou a partida partindo para o ataque, mas não criou chances claras de gol.
Aos seis minutos, a primeira chance de gol do confronto, e ela foi do ABC-RN. Após conbrança de escanteio, Alison cabeceou fraco, sem perigo para o goleiro Gilson.
Aos 12, Didira tentou driblar o goleiro, não conseguiu e perdeu uma grande chance de abrir o marcador para a equipe da casa.
O ASA seguiu melhor ofensivamente, mas cedia espaços para o time adversário contra-atacar.
Aos 27 minutos, Raul bateu rasteiro para o gol, mas Gilson fez bela intervenção e desviou a bola para escanteio.
Aos 29 minutos do primeiro tempo, em bela cobrança de falta cruzada, do lado esquerdo, Raul abriu o placar para o ABC-RN: 1 a 0.
A alegria da torcida visitante. Aos 35 minutos, Danilo Cruz empatou o placar para o ASA. Após passe de Didira, ele acertou um belo chute no ângulo do goleiro Camilo.
Cinco minutos após o gol de empate, o ASA teve a chance de virar o jogo com Lúcio Maranhão, mas o atacante chutou rasteiro da entrada da área e Camilo conseguiu evitar o gol.
Logo no início do segundo tempo de jogo, no primeiro lance do período, Lúcio Maranhão subiu de cabeça e colocou o time mandante à frente do placar: 2 a 1. Aos nove minutos, foi a vez de Roberto Jacaré acertar um chute de fora da área no ângulo do goleiro Camilo e fazer o terceiro dos donos casa. A bola raspou no travessão antes de morrer no fundo das redes: 3 a 1.
Dez minutos após o gol, o ABC quase conseguiu diminuir a desvantagem, após cobrança de escanteio, mas Flávio Boaventura acertou de cabeça na trave direita.
O ABC seguiu tentando pressionar, mas a defesa dos mandantes pressionava e evitava que o time do Rio Grande do Norte criasse chances de gol.
Aos 36, Anderson Costa perdeu a chance de fazer o segundo gol da ABC, após desvio na pequena área. Logo depois, Flávio Boaventura cabeceou, mas a zaga do ASA tirou em cima da linha. O ASA só administrou a vantagem e confirmou a importante vitória.
Fonte: Gazeta Esportiva

Com gol polêmico, América-RN vence Guarani e dorme na liderança


O América-RN está de volta à liderança da Série B do Brasileirão. Depois de cair duas posições devido ao fato de seus adversários jogarem antes, o Alvirrubro venceu o Guarani por 1 a 0 nesta sexta-feira e chegou à ponta, que pode ser assumida pelo Criciúma que ainda entra em campo pela oitava rodada, para enfrentar o CRB neste sábado.
Com o resultado, o América-RN chegou a 19 pontos e ultrapassou o xará de Minas Gerais por ter saldo de gol melhor. Já o Criciúma soma 18 e pode chegar até a 21. O Guarani, por sua vez, segue sem conseguir embalar. Vice-campeão paulista, o clube esta na zona de rebaixamento, com sete pontos em oito jogos.
Os comandados de Vadão tentarão a recuperação nesta terça-feira, quando enfrentam o Ipatinga - adversário direto na briga contra a degola - dentro do Brinco de Ouro. Já o América-RN só volta a campo no próximo sábado, para visitar o CRB.
Apesar da diferença entre América-RN e Guarani na tabela, em campo, durante o primeiro tempo no Nazarenão, as equipes estiveram bastante equilibradas. Mesmo com mais posse de bola, os donos da casa esbarravam na forte marcação bugrina e pouco conseguiam ameaçar.
Arte GE.Net
O goleiro Emerson só teve que trabalhar em uma oportunidade, quando caiu para espalmar chute de fora da área de Wanderson. O atleta, aliás, quase contribuiu com uma assistência ao cobrar escanteio na cabeça de Isac, mas a bola desviada acabou acertando o travessão.
O Guarani parecia satisfeito com o que tinha se proposto a fazer. A equipe preferia abdicar de atacar a fim de conquistar pelo menos um ponto, num duelo difícil fora de casa, que já o tiraria da zona de rebaixamento, pelo menos até o término da rodada. Mas a meta bugrina veio abaixo na segunda etapa.
Logo aos três minutos, Isac aproveitou cruzamento para a área e cabeceou para o gol. Emerson espalmou, mas o assistente entendeu que a intervenção do goleiro aconteceu quando a bola já havia ultrapassado a linha de fundo e deu gol para os donos da casa, o que gerou uma reclamação generalizada - e insuficiente - por parte dos visitantes.
O assistente mostraria imparcialidade aos 25 minutos, quando anulou gol do América-RN. O mesmo Isac aproveitou rebote de Emerson e chutou para o gol, mas foi assinalada a posição de impedimento do jogador do América-RN.
Atrás no placar, o Guarani então foi ao ataque em busca do empate, mas também não foi eficiente nesse setor. Na única vez em que foi incomodado, em chute de Kleiton Domingues, o goleiro Dida fez a defesa segura.
Fonte: Gazeta Esportiva

Acaba greve dos professores e servidores da UERN; aulas serão retomadas segunda

 (Assecom/Divulgação)

Após quase 60 dias de paralisação a greve dos professores e servidores da Universidade Estadual do RN (UERN) acabou nesta sexta-feira (29). As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 02 de julho.
A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (29), em Mossoró. A proposta encaminhada pelo Governo do RN – através da Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos (SEARH) – ao presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), prof. Flaubert Fernandes Torquato Lopes, e à presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (SINTAUERN), Rita de Cássia Vidal de Negreiros, concede já no mês de julho, 3,5% de aumento – retroagindo seus efeitos financeiros a junho – e 5% em setembro deste ano.

Além disso, está garantido reajuste de 9% a serem pagos em maio de 2013 e outro aumento de 10% a serem pagos em maio de 2014. A proposta aceita foi elaborada em comum acordo, entre o Governo do Estado, através da SEARH, ADUERN e SINTAUERN, em reunião realizada na quinta-feira, 28 de junho de 2012.

Após o anúncio, a governadora Rosalba Ciarlini disse que foram dois meses difíceis e que a greve é passado. “Foi difícil, pois estava quase chegando às vias de radicalismo, mas tudo terminou bem e vamos trabalhar agora para recuperar o tempo que os estudantes ficaram sem atividades”, comentou.

Sobre a proposta apresentada à categoria, a governadora Rosalba Ciarlini informou que foi feito todo um planejamento para que os servidores e técnicos da UERN tenham seus salários corrigidos até 2014. “Isso é um compromisso que firmamos e espero não discutir essa questão até 2014. O investimento que é feito na UERN representa muito às finanças do Estado”, disse.

Agora, segundo a governadora, a Universidade deve agilizar a proposta que ela solicitou no ano passado, a qual versa sobre a autonomia financeira da Instituição de Ensino Superior (IES). “Espero que a UERN nos envie a proposta que solicitamos no ano passado, pois com a autonomia financeira, a Universidade não precisa buscar o Estado para resolver essas questões, pois vai gerir seus próprios recursos”, disse a governadora Rosalba Ciarlini, acrescentando: “é importante remunerar bem o servidor, mas temos que seguir a lei e dar suporte às ações que precisam ser realizadas. Fico feliz que a greve tenha acabado e a Universidade, com bom senso, vai elaborar um calendário para recuperar o tempo perdido.”

A greve dos professores e servidores da UERN iniciou-se no dia 03 de maio deste ano. Em dois meses de paralisação, o calendário letivo já está prejudicado. Segundo o reitor da UERN, Milton Marques, se as aulas forem retomadas já na próxima segunda-feira (2), será possível se elaborar um novo cronograma. “As aulas, iniciando no começo de julho, a conclusão do primeiro semestre de 2012 será em dezembro e o segundo semestre se iniciará no início de 2013”, explicou. O reitor disse ainda que espera recuperar o calendário pedagógico em pelo menos quatro anos.

Com relação ao Vestibular 2013, que estava previsto para ser realizado em novembro próximo, Milton Marques informou que, por causa da greve, o concurso será realizado no início de 2013.
Fonte: DN Online

Motorista leva quase três horas para desatolar caminhão na Zona Norte

 (Marcela Cavalcanti/DN/D.A Press)
Um caminhão atolou na Avenida João Medeiros Filho, em um trecho do conjunto Pajuçara, no início da tarde desta sexta-feira (03). O motorista Fabiano Franklin de Alves Leite levou quase três horas para conseguir desatolar o veículo. O motivo de tanta areia na pista seria a chuva que caiu durante toda a madrugada. De acordo com moradores e comerciantes da região, a situação é comum.

O comerciante Dinarte Buriti contou que acidentes e veículos atolados são situações constantes no trecho. "Fazem 12 anos que estou aqui e sempre que chove é a mesma coisa. Ninguém toma providências para solucionar este antigo problema. Entra prefeito e sai prefeito tudo continua igual. Na época da campanha eles aparecem, fazem promessas, mas não cumprem o que falam", afirma.

Segundo Dinarte Burite, esse problema é causado pelas ruas que não são calçadas e, em época de chuva, a areia e as metralhas descem até a avenida e se aglomeram. "A situação seria resolvida se fossem calçadas as ruas do conjunto Panorama, do Algimar e do Rio Mar", disse.

Enquanto Fabiano Leite tentava desatolar o caminhão, o trânsito ficou lento no local. 
Fonte: DN Online

Dom Jaime recebe pálio das mãos do Papa

imagem_principal

Na manhã de hoje (29), na Solenidade de São Pedro e São Paulo, Dom Jaime Vieira Rocha esteve entre os arcebispos, de várias partes do planeta, que receberão o pálio das mãos do Papa Bento XVI. A cerimônia acontecerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Receberam o pálio os arcebispos nomeados entre julho do ano passado até agora.

Dom Jaime está em Roma desde o dia 22 e só retornará a Natal na próxima semana. Ele está acompanhado dos Arcebispos eméritos de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo, que participaram da celebração, e de um grupo de mais de vinte sacerdotes, além de fiéis leigos, entre os quais familiares de Dom Jaime.

Além de Dom Jaime, outros sete Arcebispos brasileiro receberam o Pálio. São os novos arcebispos de Florianópolis (SC), Petrópolis (RJ), Porto Velho (RO), Campinas (SP), Teresina (PI) e Uberaba (MG). No Brasil, atualmente, existem 44 sedes metropolitanas ou Arquidioceses.

O pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas. Neste, são bordadas seis cruzes.

O pálio é confeccionado com a lã de ovelhas, ofertadas ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã é, posteriormente, tecida pelas monjas beneditinas, do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Depois, os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, na Basílica Vaticana. Anualmente, no dia 29 de junho, os pálios são levados do túmulo de São Pedro para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.

Com informações da Arquidiocese de Natal.

PRF prende homens com armas e capuzes na BR 101

PRF prende homens com armas e capuzes na BR 101Por volta das 23h desta quinta-feira (28), no Km 118 da BR 101, policiais o posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em São José de Mipibu, ao se abordar um Gol de placa MYJ-8344/RN, encontram três armas de fogo, sendo uma pistola 380 e dois revólveres calibre 38, além de três capuzes, e munições. Dos quatro ocupantes do automóvel, João Maria de Souza e Francisco de Assis da Siva, 30 anos, já respondem por diversos crimes. O condutor do veículo, Judson Gomes Roberto Fereira, 25 anos, é funcionário de uma empresa que presta serviço ao poder judiciário. E o outro homem, Iribério Ferreira de Moura, 37, é policial militar. Todos foram detidos pela PRF.

Divulgação/PRFPRF prende homens com armas e capuzes na BR 101
Durante o interrogatório houve divergência no relato dos quatro, tendo em comum apenas a informação de que iriam para a festa de São José de Mipibu. Os detidos e o material apreendido  foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

A PRF estava realizando um comando de bafômetro na BR 101, de caráter preventivo, em função da movimentação de pessoas que se dirigiam para locais de festas juninas e, ao abordar o veículo, encontraram as armas. 

Bafômetro

Quanto ao resultado do comando, a PRF fez 105 testes de bafômetro, tirando de circulação 19 condutores, dentre os quais dois foram presos por cometerem crime de trânsito. Todos foram autuados por dirigirem embriagados, e ainda houve o recolhimento de 12 carteiras de habilitação e 41 multas de trânsito.   

Fonte: TN Online

PT

CONVENÇÃO EDVAL BEZERRA PMDB SGA.mp4

Ex-prefeito de Goianinha é condenado por corrupção eleitoral

do Panomrama Político/TN
O ex-prefeito de Goianinha Rudson Raimundo Honório Lisboa, conhecido como Disson, foi condenado por corrupção eleitoral. A sentença foi da juíza Ana Karina de Carvalho. O político foi condenado a dois anos de reclusão. Considerando que o réu não tem antecedentes e não possui conduta social que o desabone, a magistrada substituiu a pena privativa de liberdade pela restritiva de direito, a chamada pena alternativa.

Rudson Lisboa deverá pagar 30 salários mínimos, valor que será revertido em recursos materiais para a Polícia Civil de Pipa, Polícia Civil de Goianinha e Política Militar de Pipa. Além disso, ele deverá prestar serviço a comunidade no Hospital Municipal de Goianinha pelo período de dois anos.

A magistrada, na sentença, ressaltou que ficou provado o delito cometido pelo político. “Deve-se afastar a alegação de ter sido a situação armada pelos opositores políticos do réu. Afinal, o acusado estava em plena campanha eleitoral quando ofereceu benesses a diversos eleitores municipais, dias antes do pleito”, escreveu a juíza Ana Karina de Carvalho na sentença.

Feira de artesanatos atrai consumidores para a Praça de Eventos
























Os visitantes que chegam a Praça de Eventos durante o Mossoró Cidade Junina tem se encantado com a variedade de artesanatos e comidas típicas. As barracas que comercializam esses produtos atraem um grande número de consumidores, que não saem do local sem provar um quitute ou adquirir uma lembrancinha.

Rejane Alves, assim como os demais artesãos, espera com ansiedade a chegada da festa junina para mostrar seu trabalho e vender produtos. No stand de Rejane o visitante encontra enxovais de berço, cortinas, fronhas e coxas de cama.

“Todos os anos vendo muito bem, mas esse foi o melhor de todos, com retorno rápido e também a longo prazo. A festa ainda nem terminou e já vendi a maioria dos meus produtos, inclusive do mostruário. Além disso, tenho vários pedidos de enxovais de pessoas que visitaram o stand, gostaram e encomendaram peças”, afirmou entusiasmada a artesã.

Outro comerciante satisfeito com a comercialização de produtos na Praça de Eventos é Rayron Montielly. Ele trabalha com caricaturas através da pintura aerógrafo, técnica sem contato com o tecido.

“É o primeiro ano que comercializo na feira e as vendas superaram minha expectativa. Venho de Natal e meu trabalho está sendo bem recebido por aqui, tanto que desejo ficar”, declarou Rayron, que já recebeu convites para expor em evento privado depois de mostrar seu trabalho no MCJ.

Vera Cantídio, gerente do Trabalho, está exultante com os resultados positivos e a satisfação dos artesãos, constatados em visita feita a Praça de Eventos. “O objetivo da Prefeitura Municipal com a feira de artesanatos é criar oportunidades e gerar renda para os comerciantes que sobrevivem de sua arte. No local eles mostram seus trabalhos não só pros mossoroenses, mas também para os turistas que nos visitam nesta época e adoram este tipo de produto”, concluiu.

A Feira de Artesanatos e Comidas Típicas funciona de quinta a domingo, a partir das 17h30. A Praça de Eventos abriga ainda diversas atividades e projetos culturais. Neste último final de semana de Mossoró Cidade Junina, o espaço contará com Sorrindo no São João (festival de humor), Botando Boneco, Brincando na Roça e Festival de Poetas Repentistas.
Fonte: Jornal de Fato

Proerd comemora dez anos e celebra em sessão solene na AL

Muita emoção e muitas histórias marcaram a solenidade de celebração dos 10 anos do PROERD.












Alex Costa/ Da Redação Natal
Muita emoção e muitas histórias marcaram a solenidade de celebração dos 10 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD. A sessão solene aconteceu hoje pela manhã, no Plenário Clóvis Motta, na Assembleia Legislativa, em Natal. Em seu discurso, a tenente-coronel Margarida Araújo, coordenadora estadual do programa, falou das dificuldades e do trabalho que foi desenvolvido ao longo da trajetória.

Em seus 10 anos de história, contando com um efetivo de 116 Policiais Militares, atuando em 46 Municípios do Estado, o PROERD alcançou a marca de 300 mil crianças atendidas, sendo neste semestre doze mil crianças da área metropolitana e no Estado mais oito mil, totalizando 20 mil atendimentos.

“Temos alunos que estão já formados em várias universidades. O resultado do trabalho é muito satisfatório. Só tenho a agradecer a Deus e a todas as pessoas que se envolveram nessa empreitada. Não foi fácil, mas está sendo e continuará sendo um sucesso”, disse a coordenadora do programa.

No dia 30 de Junho, às 17 horas, no estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), a Polícia Militar fará a festa de celebração de seus 10 anos de atuação no Rio Grande do Norte e a Solenidade de Formatura dos alunos atendidos neste primeiro semestre. Participarão do evento, representações dos Municípios onde o programa se encontra implantado. Várias caravanas estão prontas para prestigiar esta grande festa de cidadania.

Atualmente, as ações do PROERD são complementadas com o trabalho do Ronda Escolar que atua dentro e no entorno das unidades educacionais.

A festa contará com a presença da Cantora Marina Elali, Banda Geração PROERD, alunos do Curso de Fotografia da Practical Cursos, Banda Grafith, Palhaço Fininho, apresentações do Batalhão de Operações Especiais, da Companhia de Policiamento com Cães, do teatro das ABSOLUTAS, de fanfarras do interior do Estado, do Comando Alfa, da Banda de Música da PM e a participação especial da Base Aérea, através da apresentação dos militares pertencentes ao grupamento de helicópteros.

Prefeito de Jardim de Piranhas e filha são condenados por propaganda antecipada

Uma representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral junto à 59ª Zona por propaganda antecipada resultou na condenação do atual prefeito de Jardim de Piranhas, Antônio Soares de Araújo, conhecido como Antônio Macaco. Além dele, a pré-candidata Nathalya Luana de Araújo, conhecida por Luana Macaco, e a Rádio Vale do Piranhas também foram condenados. Eles terão que pagar multa de R$ 5 mil cada.

Trata-se da segunda condenação a pré-candidato em Jardim de Piranhas por propaganda eleitoral antecipada. O Juízo Eleitoral da 59ª Zona já condenou o pré-candidato Rogério Soares de Araújo, o Rogério Couro Fino. Para o MP Eleitoral as condenações evidenciam a acirrada disputa vivenciada no município.

A representação surgiu a partir de uma entrevista concedida pelo prefeito à rádio, em que aproveita a oportunidade para exaltar as qualidades da sobrinha Luana e defender a candidatura dela à prefeitura da cidade. A promotora responsável pelo caso, Hayssa Medeiros, considerou que a entrevista favorece a pré-candidata Luana Araújo e quebra a igualdade de oportunidade entre os candidatos.

"Da leitura da entrevista concedida pelo representado, facilmente se constata a divulgação da pré-candidatura de sua sobrinha, na medida em que leva ao conhecimento da população o nome e o seu apoio à pré-candidata, inclusive enaltecendo expressamente as supostas qualidades dela, opondo obstáculos aos pretensos pré-candidatos que não residem em jardim de Piranhas", explica a promotora.

A representação destaca que não se tem notícia de que a Rádio Vale do Piranhas conferiu tratamento igualitário aos outros pretensos candidatos, haja vista que os outros pré-candidatos não foram convidados para, igualmente, participarem da entrevista. Além disso, a atitude do prefeito e da Rádio vai de encontro com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), que prevê que a propaganda eleitoral só pode ser realizada a partir de 6 de julho do ano das eleições, sob pena de multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.

Para juiz eleitoral que julgou o caso, a veiculação da entrevista claramente apresentou cunho que se distanciou do eminentemente jornalístico, sendo inserida em um contexto em que houve a divulgação do nome da pré-candidata como sendo a pessoa mais apta ao exercício do cargo público que pretende concorrer.

"Em várias passagens o atual prefeito faz menção ao quanto é querido pelo povo de Jardim de Piranhas, além de enaltecer a figura de sua pré-candidata, Luana Macaco, como a melhor opção para a cidade, e ao final da entrevista conclama os eleitores de forma implícita a fim de obter apoio para ela, que é candidata de fato às eleições municipais de Jardim de Piranhas, em 2012", observa trecho da sentença.

Tanto o atual prefeito quanto a sobrinha e a Rádio Vale do Piranhas ainda poderão recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do RN.
Fonte: DN Online

Polícia prende trio acusado de vários assaltos no RN


 (Divulgação)

com informações do GTO de Assú
Uma ação conjunta entre policiais militares do Grupo Tático Operacional - GTO do 10º BPM de Assú, com policiais civis da delegacia de Angicos, resultou nas prisões de três homens considerados de alta periculosidade, em razão da realização de vários assaltos no RN. De acordo com informações da polícia, a ocorrência teve início na noite dessa terça-feira (26), na cidade de Riachuelo, onde o trio havia praticado assaltos na região.
 
De posse de informações da localização dos bandidos, a Polícia Civil pediu apoio ao Pelotão de Polícia Militar de Lajes, que enviou o GTO de Assú até Angicos. Ao invadir uma residência onde um dos acusados estava, os militares se depararam com um deles armado e pronto para atirar, mas ao ver que não teria chance de escapar, o suspeito jogou o revólver calibre 38 na cama e se entregou. 

Já na casa vizinha, foi preso outro integrante do bando, que também estava armado com um revólver 38. Sem ter como negar as acusações, os presos foram com os policiais até a residência do outro acusado de assaltos, conhecido por Henrique, que tentou escapar correndo e entrando em uma casa com várias crianças, mas foi logo dominado pelos policiais.

A operação foi finalizada na tarde dessa quarta-feira(27). Com os acusados, que não tiveram as identidades ainda reveladas, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e um revólver calibre 32, além de dinheiro, drogas e material produto de roubos. 

Justiça determina nomeação gradual de aprovados no concurso do Detran

 (Divulgação/PF)
A desembargadora em substituição Fátima Soares deferiu, em parte, o pedido de suspensividade requerida pelo Governo do Estado com relação ao concurso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) e entendeu que o melhor para o interesse público é a nomeação gradual de todos os candidatos aprovados.

Segundo a desembargadora em substituição, Fátima Soares, a nomeação de 1/3 dos aprovados será feita a cada 60 dias, de modo que, dentro de 180 dias, todos os aprovados no concurso tenham sido devidamente nomeados para os cargos a que concorreram. “Analisando a situação fática, entendo que não só que o prazo conferido à Administração para proceder à nomeação dos aprovados é exíguo, como considero que a retirada, dentro desse prazo, de todos os terceirizados e estagiários que se encontram ocupando os cargos públicos no DETRAN/RN é temerária, por não conferir oportunidade aos recém nomeados de se adequarem à função que deverão desempenhar. Assim, considero que melhor atenderá ao interesse público, a nomeação paulatina de todos os candidatos aprovados", destacou a desembargadora. 

Em sua defesa, o Estado argumentou que encontra-se no limite prudencial de suas despesas com pessoal, de modo que não haveria como proceder, neste momento, à nomeação dos servidores. Declarou ainda que haveriam outros impedimentos de ordem constitucional e legal para concessão do direito pretendido. Para a magistrada, essas dificuldades apontadas pelo Estado podem ser facilmente afastados com base no fundamento de que a simples previsão, no edital do concurso, de número certo de vagas, já denotava, desde sua abertura, a existência dos recursos orçamentários suficientes à nomeação dos aprovados.

“Ainda que esteja o Estado dentro do limite prudencial de suas despesas com pessoal, a própria Lei de Responsabilidade Fiscal excetua de tal limite as despesas com pessoal decorrentes de decisão judicial, conforme consta do seu artigo 19, inciso IV, § 1º”, disse a juíza. 
Fonte: DN Online

Correios abre 9.904 novas vagas em todo Brasil

 (Fábio Cortez/DN/D.A. Press)
Os Correios vão ampliar seu quadro de pessoal em 9.904 novas vagas em todo o Brasil. A ampliação foi autorizada pelo Ministério do Planejamento nesta quarta-feira, 27. A empresa poderá contratar os aprovados do atual concurso que estão em cadastro reserva, para os cargos e localidades em que haja necessidade. Para atender outras localidades e cargos que não tenham cadastro disponível, os Correios realizarão novo concurso no segundo semestre.

A maioria das vagas aprovadas destina-se à área operacional da empresa (carteiros e operadores de triagem e transbordo). A ECT ainda irá realizar o dimensionamento das vagas por localidade. Os Correios contam atualmente com 115 mil empregados, sendo 57 mil carteiros. 

A autorização prevê que o preenchimento das vagas se dê de forma escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata (a partir de 1º de julho), 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013.  

No ano passado, os Correios realizaram concurso para todas as áreas da empresa. Até o momento, já contrataram 10.381 novos empregados aprovados nessa seleção, que teve sua vigência prorrogada por mais um ano.
Fonte: DN Online

Humorista Mução é preso em operação da Polícia Federal

do Diário de Pernambuco
 
O apresentador de rádio Mução foi um dos suspeitos presos na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal (PF) que está realizando uma operação de combate à pedofilia e pornografia infantil nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. O humorista que apresenta um programa diário numa rádio local foi detido em Fortaleza. A superintendência da PF em Pernambuco realiza nesta manhã uma entrevista coletiva para apresentar o balanço da ação. Mução é filho de Lina Vieria, a primeira mulher que comandou a Receita Federal do Brasil, que foi exonerada pelo então ministro da Fazenda, Guido Mantega. Antes de ir para Brasília, Lina comandava a 4ª Região Fiscal da Receita, que engloba os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Segundo a PF, pelo menos quatro dos 15 mandados de prisão expedidos pela Justiça já foram cumpridos. A operação DirtyNet (internet suja), como foi batizada, pretende cumprir ainda 50 mandados de busca e apreensão. O objetivo é desarticular uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil pela internet. Os suspeitos vinham sendo investigados há cerca de seis meses. Durante esse período os integrantes do grupo foram flagrados trocando arquivos com cenas de adolescentes, crianças e bebês em contexto de abuso sexual. Os suspeitos também relatavam crimes de estupro cometidos contra os próprios filhos, além de sequestros, assassinatos e atos de canibalismo.

ABC viaja com três desfalques para encarar o ASA-AL

 (Eduardo Maia/DN/D.A. Press)
A comissão técnica abecedista divulgou na manhã desta quarta-feira, após o treino realizado no estádio Frasqueirão, a relação com os jogadores convocados para a partida contra o ASA/AL, marcada para sexta-feira (29), às 21h, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL). O treinador Márcio Goiano relacionou 19 atletas para o jogo.

O técnico terá desfalques importantes. Além do zagueiro Luizão Pereira e o volante Basílio, que estão em fase final de recuperação de cirurgias no joelho, o comandante alvinegro não terá o goleiro Andrey, o lateral Pedro Silva e o atacante Elionar Bombinha, todos vetados pelo Departamento Médico. A novidade na relação é a presença do atacante Éderson, recém-chegado ao clube.

Confira a relação completa:


Goleiros: Camilo e Rafael;
Laterais: Edson, Renatinho Potiguar e Alexandre;
Zagueiros: Flávio Boaventura, Eduardo, Alison Ferreira e Leandro Cardoso;
Volantes: Bileu e Jardson Sapé;
Meias: Raul, Erivélton e Everton Sena;
Atacantes: Adriano, Anderson Costa, Joelson, Alvinho e Éderson.
Fonte: TN Online

Romarinho decide novamente e Corinthians arranca empate com o Boca

A estrela de Romarinho brilhou novamente. Decisivo no clássico contra o Palmeiras, no último fim de semana, o atleta voltou a salvar o Corinthians nesta quarta-feira e marcou o gol que sacramentou o suado empate por 1 a 1 com o Boca Juniors, em La Bombonera, no primeiro jogo da final da Copa Libertadores.

O placar foi inaugurado aos 27 minutos do segundo tempo, após escanteio cobrado por Riquelme. Santiago Silva cabeceou em cima de Chicão e Roncaglia aproveitou a sobra para balançar as redes. Sofrido do jeito que o torcedor corintiano gosta, Romarinho recebeu grande passe de Emerson e tocou por cima de Orión na saída do goleiro para empatar aos 40 minutos.

Com o resultado obtido em Buenos Aires, o Corinthians leva para São Paulo a chance de decidir o título com uma vitória simples. Como os gols marcados fora de casa não contam vantagem na final do torneio, qualquer empate levará a partida para a prorrogação e, posteriormente, pênaltis. O duelo que definirá o título será disputado na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Pacaembu.

O Jogo - A maioria dos jogadores que integram o elenco corintiano ainda não havia disputado um jogo em La Bombonera. No entanto, o desconhecimento do lendário estádio argentino não intimidou a equipe comandada pelo técnico Tite. A boa disposição tática impediu o avanço dos donos da casa no início do confronto e assustou a torcida local na primeira chegada do Corinthians ao campo de ataque.

Aos sete minutos, o volante Paulinho limpou a marcação no meio-campo e carregou a bola mais para frente. O jogador arriscou o tiro de fora da área e obrigou o goleiro Orión a saltar para evitar o gol corintiano. Com certa pose na hora de espalmar, o arqueiro esticou o braço e mandou o tiro para a linha de fundo.

A jogada seria a única finalização brasileira no primeiro tempo e motivaria o início dos primeiros desentendimentos entre os times. Irritado com os lances individuais de Emerson, Erviti foi tirar satisfação com o atacante aos 12 minutos e precisou ser afastado por seus companheiros de clube enquanto discutia com o atleta.

Sem cair no jogo dos argentinos, o Corinthians permaneceu no ataque e criou boa chance após intensa troca de passes no campo ofensivo. Emerson recebeu na ponta esquerda e tocou para Paulinho na entrada da área. O volante trabalhou a bola e lançou Danilo, que estava livre de marcação. O jogador tentou carregar o esférico para junto de si e se atrapalhou no lance, deixando de graça com a marcação adversária.

Os minutos que se seguiram foram marcados pelos constantes erros de Alex e a insistência do Boca Juniors em tentar chegar ao ataque com passes longos vindos do meio-campo. Roncaglia ainda receberia o primeiro amarelo da partida depois de cometer falta dura em Emerson. A infração irritou o atacante e deixou os ânimos das duas equipes mais exaltados.

Diante da tensão encontrada dentro de campo, Santiago 'El Tanque' Silva tentou uma jogada de efeito para recolocar o Boca Juniors na partida. O centroavante recebeu cruzamento aos 34 minutos e jogou o seu corpo para trás para aplicar uma clássica bicicleta. Entretanto, a jogada foi mais plástica do que efetiva, uma vez que o tiro saiu fraco e parou na marcação corintiana.

Administrando a pressão do Boca Juniors em seu campo defensivo, o Corinthians precisou conviver com uma importante baixa antes do apito final. Jorge Henrique não suportou uma lesão sofrida durante a etapa inicial e deixou o campo para a entrada de Liedson aos 38 minutos. No lance seguinte, uma grande confusão se instauraria na área argentina e motivaria reclamações dos dois lados com a arbitragem.

Emerson partiu em velocidade pela esquerda e sofreu falta violenta de Roncaglia na entrada da área. O argentino já tinha recebido o amarelo e se ausentou da confusão. Irritado, o atacante brasileiro se levantou e viu Erviti vir tirar satisfações novamente. Enquanto os dois discutiam rispidamente, Riquelme passou a argumentar com o juiz e recebeu cartão amarelo depois de insistir nas reclamações.

Alheio às confusões dentro de campo, Chicão cobrou a falta aos 41 minutos e isolou a bola pela linha de fundo. A finalização seria a última que provocaria qualquer ameaça aos goleiros. Antes do término do primeiro tempo, os argentinos do Boca Juniors discutiriam brevemente com os corintianos depois de uma falta cometida por Paulinho em Riquelme, mas nenhuma confusão mais séria foi gerada neste lance.

Com o apito do árbitro, as duas equipes foram para os vestiários debaixo dos gritos de incentivo da torcida do Boca Juniors. Irrequietos, os argentinos continuaram com a cantoria assim que os times pisaram no gramado e soltaram um longo suspiro aos quatro minutos da etapa complementar. Erviti conseguiu achar espaço na marcação corintiana e cruzou para o centro da área. Sozinho, Riquelme chutou de primeira, mas a bola subiu muito e passou rente ao travessão de Cássio.

A finalização nos primeiros minutos da etapa complementar empolgou Riquelme e motivou novas investidas do temido camisa 10 do Boca Juniors. Aos nove minutos, o meia tentou o chute de fora da área e mandou muito longe do gol. Na sequência, o armador acertou passe em profundidade para Santiago Silva, mas o centroavante foi flagrado em posição irregular pelo bandeira.

Nos minutos seguintes, as equipes demonstraram pouca objetividade e muita segurança no setor defensivo. Com tal panorama na partida, os torcedores foram ver um novo lance de perigo apenas aos 16 minutos. Em um lapso de atenção dos corintianos, Riquelme avançou pela esquerda e achou Mouche livre de marcação. O atacante concluiu na cara do gol e obrigou Cássio a se agachar para defender sem dar rebote.

A frieza de Cássio ao encaixar a bola foi demonstrada novamente diante das constantes vaias que o arqueiro recebia ao cobrar um tiro de meta. O chute longe do camisa 01 passou a ser a única opção do Corinthians para chegar ao ataque, já que Alex e Danilo não conseguiam cumprir com suas obrigações na intermediária. Danilo tentaria deixar o seu depois de ter recebido cruzamento da direita, mas a bola subiu muito e não ameaçou Orión.

O Boca, por sua vez, continuava trocando passes na intermediária e esperava o erro corintiano para invadir a área. Aos 23 minutos, Erviti fez belo passe para Santiago Silva e viu a bola passar por debaixo dos pés do centroavante uruguaio. Quatro minutos depois, o jogador tentaria lance individual na esquerda e conseguiria o escanteio que ditaria um novo rumo na partida.

Na cobrança, Riquelme lançou dentro da área e Santiago Silva aproveitou a sobra para mergulhar de peixinho. Com a mão, Chicão evitou o gol e fez a bola bater na trave. No entanto, Roncaglia chegou livre de marcação e concluiu para o gol vazio. O lance incendiou La Bombonera e rendeu um cartão amarelo para o zagueiro brasileiro.

Ciente de que o seu time não poderia se repetir no restante do confronto, o técnico Tite apostou em Romarinho e colocou o jogador no lugar de Danilo. Iluminado ao marcar os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras no fim de semana passado, o jogador foi abençoado mais uma vez e decidiu a favor do Timão novamente. Aos 40 minutos, Paulinho roubou bola no meio-camp oe tocou para Emerson. O jogador girou sobre o seu marcador e lançou o jovem atacante. O atleta invadiu a área e tocou por cima de Orión, silenciando La Bombonera.

No restante da partida, Tite soube reorganizar o Corinthians e impediu o avanço do Boca Juniors. A torcida brasileira passou a cantar efusivamente e conseguiu empurrar o time nos minutos finais do duelo. Sem sofrer com a pressão, o Timão assegurou a igualdade e impediu o clube argentino de levar qualquer vantagem para o Pacaembu.

* Fonte: gazetaesportiva.net