Rosalba Ciarlini começa “terceiro, penúltimo e decisivo” ano de gestão


Na tarde desta sexta-feira, a chefe do Executivo Estadual, governadora Rosalba Ciarlini (DEM), comparecerá à sede do Poder Legislativo, no Palácio José Augusto, na Cidade Alta, para fazer a leitura da mensagem anual do governo. Este ano, o governo promete “tom mais otimista”, fruto do trabalho realizado nos dois anos anteriores. Administrativamente, a mensagem vai trazer o relato dos trabalhos desenvolvidos em 2012 e a listagem dos programas, obras e projetos, investimentos e ações planejadas pelo governo para 2013.
Politicamente, com a leitura, Rosalba estreará o terceiro ano da sua administração, marcada, até agora, por enfrentamentos a poderes e órgãos, sindicatos e categorias; por uma política duvidosa de contenção de gastos; e pela quase total inabilidade de relacionamento com os mais diversos setores sociais, o que seria fruto de um governo supostamente exercido por amigos da governadora, por executivos inexperientes e/ou por ilustres desconhecedores da dimensão estatal.
Ainda politicamente, em 2013 Rosalba terá o seu penúltimo e decisivo ano de administração. Nele, a gestora selará o seu futuro político, viabilizando-se para tentar se reeleger para mais um mandato, o próximo ano, ou, mesmo, desistindo desta possibilidade, a exemplo do que aconteceu com a ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa. Para Rosalba, 2013 será uma espécie de “tudo ou nada”.
SEM RETROVISOR
Na mensagem que fará aos norte-rio-grandenses, a governadora Rosalba Ciarlini falará, em aproximadamente 55 páginas, sobre a superação das dificuldades e sobre a criação de oportunidades nos dois primeiros anos de governo. De forma especial, abordará as ações que o governo está desenvolvendo para combater a seca, um dos maiores desafios desse ano.
Haverá destaque para o ambicioso projeto de saneamento com o qual o governo pretende marcar a gestão, chamado ‘Sanear RN’ – um programa fortemente atrelado à saúde pública, segundo a constatação de que cada real investido no setor representa menos pessoas nos postos de saúde e hospitais.
O setor de saúde, aliás, terá atenção especial na mensagem. Rosalba detalhará o que está sendo feito para melhorar o sistema estadual, com destaque para o programa de reestruturação da rede hospitalar. Além da saúde, Segurança Pública e Defesa Social, Educação, Cultura e Cidadania e Copa 2014, com as obras estruturantes que o Estado já começou, a exemplo do Pró-Transporte, a Avenida Roberto Freire e o aeroporto de São Gonçalo, também são itens de destaque.
FINANÇAS
O texto governamental também terá um capítulo especial sobre economia. Rosalba fará um balanço geral de como estão as finanças do Estado e o que foi feito para a geração de emprego e renda nos últimos dois anos no Rio Grande do Norte.
A governadora encerrará sua mensagem trazendo uma palavra voltada para o Poder Legislativo. A ideia é valorizar a ideia de que a Assembleia continuará sendo parceira do governo “em todos os projetos desenvolvidos em prol do bem estar do povo potiguar, mas sem abrir mão da sua autonomia e independência, nem do seu poder de fiscalizar e propor”.
O texto da mensagem será disponibilizado à imprensa tão logo a governadora encerre o seu pronunciamento, marcado para iniciar às 16h. Antes, Rosalba se instalará no Palácio do Governo, onde aguardará a revista das tropas pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN).
http://jornaldehoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário