Morre Antônio Gonzaga Chimbinho após luta de cinco anos contra o câncer

O professor, político e empresário Antônio Gonzaga Chimbinho morreu na noite de ontem (2), após uma luta de anos contra o câncer. Ele morreu na UTI do Hospital Natal Center, em Natal, onde estava internado há dias. O velório será no Teatro Municipal Dix Huit Rosado, em Mossoró, às 11h e o sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério São Sebastião.
Arquivo/TNChimbinho batalhava há cinco anos contra o câncer
Chimbinho batalhava há cinco anos contra o câncer

Gonzaga descobriu a doença ainda quando era presidente da Fundação de Cultura de Mossoró. Ele já se tratava contra o câncer há mais de cinco anos. No fim de 2012, o quadro dele se agravou e os médicos conscientizaram a família sobre a situação irreversível. 

Além de ex-presidente da Fundação de Cultura por 12 anos, Antônio Gonzaga Chimbinho também foi reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), quando a entidade se chamava Furrn. 

CLÁUDIA REGINA

A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, divulgou uma nota lamentando a morte de Chimbinho. Na nota, a prefeita considera o professor como um homem "batalhador e forte". 

Leia a íntegra da nota:

NOTA DE PESAR DA PREFEITA CLÁUDIA REGINA PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR GONZAGA CHIMBINHO

Mossoró está triste. A cidade perdeu, na noite deste sábado (02/03/2013), a inteligência e dedicação do professor Antônio Gonzaga Chimbinho. Batalhador e forte, Gonzaga enfrentou com bravura o câncer que o desafiou por cinco anos. Agora vai descansar deixando uma legião de amigos e admiradores, dos quais tenho a honra de me incluir. Chimbinho sempre foi um entusiasta quando o assunto era Mossoró. É dono de uma longa lista de serviços prestados à nossa cidade. Foi fundador e reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e presidiu a Fundação Municipal de Cultura durante dois mandatos consecutivos da prefeita Rosalba Ciarlini e um da prefeita Fafá. Em sua gestão Mossoró entrou para o calendário turístico e cultural do país, a partir da execução de projetos vitoriosos como "Cidade Junina" e o "Auto da Liberdade".  Mas, o maior legado que Gonzaga deixa é o de seu próprio exemplo de vida. Empresário, homem simples, probo, atencioso. Um professor dentro e fora da sala-de-aula. Faço orações para que Nosso Senhor Jesus Cristo dê conforto à família enlutada, e o receba bem em Sua morada.

Mossoró/RN, 03 de Março de 2013

UERN

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte também publicou uma nota lamentando a morte de Gonzaga Chimbinho. A universidade disse que "enaltece o trabalho e a dedicação do professor Gonzaga Chimbinho pela UERN, bem como para a Cultura Potiguar".

Leia a nota na íntegra:

É com grande pesar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN registra o falecimento do ex-reitor Antônio Gonzaga Chimbinho. O professor Gonzaga Chimbinho faleceu neste sábado, dia 02 de março, em Natal, vítima de um câncer.

A família informa que o velório ocorrerá neste domingo, dia 03 de março, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em atendimento ao pedido do professor Gonzaga Chimbinho. O horário do sepultamento não foi informado.

Reitor no período de 1989 a 1993 foi no final de sua gestão que a UERN conquistou o reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação (CFE/MEC). Antes do reconhecimento, o registro dos diplomas expedidos pela UERN era feito pela UFRN; reconhecida, ela ganhou autonomia didático-científica.

O reitor Milton Marques de Medeiros decreta luto na UERN e convida a comunidade acadêmica para prestar solidariedade à família nesse difícil momento de dor.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte agradece e enaltece o trabalho e a dedicação do professor Gonzaga Chimbinho pela UERN, bem como para a Cultura Potiguar
.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário