PV vai oficializar que fica na oposição ao Governo

Paulo Davim confirma que reunião do partido decidiu que haverá rompimento político definitivo
Desfalque no bloco de partidos que integram o Governo Rosalba Ciarlini. O Partido Verde oficializou o ingresso na oposição à administração estadual. Desde o ano passado a legenda demonstrava descontentamento com a administração e se definia como "independente". No entanto, em reunião, extraordinária, ocorrida esta semana, o PV assumiu ser de oposição. Até a próxima semana, a legenda deverá emitir um comunicado apontando uma série de fatos e situações que o levaram a integrar a oposição ao Governo.
Com o anúncio, o PV se torna a primeira legenda, que apoiou Rosalba Ciarlini como candidata ao Governo, e agora assume a oposição. "Foi feita uma convocação extraordinária para reunião do partido e definido que o partido passa a ser de oposição", disse o presidente estadual da legenda, o senador Paulo Davim.

Ele observou que para o PV a temática da posição perante a gestão estadual não é difícil, já que "o partido nunca participou do Governo". Paulo Davim lembrou que o PV antes era independente da gestão. "Não temos indicação de nenhum cargo, nunca participamos do governo", completou.


Embora esteja aderindo a oposição, o presidente estadual da legenda confirmou que o interesse do partido é se manter na coligação do PMDB e PR, feita em 2010, que se caracterizou por ter o senador Garibaldi Filho como candidato a reeleição, mas não havia coligado para o Governo. 

"Nós estávamos nos afirmando (até o momento) como independente muito mais em função da coligação que fazemos parte (PMDB e PR são da base do Governo)", disse Paulo Davim. Ele afirmou que se reuniu com o ministro da Previdência Garibaldi Filho e esteve também com o deputado federal João Maia discutindo comunicando o posicionamento do PV. 

"Queremos continuar com essa aliança. Vamos voltar a conversar com o deputado federal João Maia e com o ministro Garibaldi Filho", destacou. Em críticas diretas, o senador Paulo Davim afirmou que a legenda, de fato, nunca foi considerada governista pela própria chefe do Executivo estadual. "O PV nunca foi chamado pelo Governo para discutir qualquer que seja o assunto. A governadora anuncia uma reunião dos partidos, mas ela não incluiu o PV. Nunca fomos chamados para reunião de partido da base", ressaltou Paulo Davim. 

Ele ressaltou que as reuniões do diretório estadual do PV são mensais. Da convocação extraordinária, desta semana, embora o deputado federal Paulo Wagner e o estadual Gilson Moura não tenham participado, Paulo Davim afirmou que eles também concordam com  desfecho dado pela legenda. 

Sobre as eleições de 2014, o senador afirmou que há o interesse do PV de ficar na coligação com o PMDB e o PR. "E também sei que há interesse dos dois (PR e PMDB) de continuarem na aliança", completou. 

Partido Verde é o primeiro a oficializar saída 

O Partido Verde, oficializando o rompimento, torna-se a primeira legenda que apoiou a candidatura de Rosalba Ciarlini a romper com a gestora. O vice-governador Robinson Faria rompeu politicamente com a governadora, mas a decisão foi quando ele já estava no PSD. O PMN, partido que o vice-governador integrava quando participou da campanha, continua na base do Governo.
Em 2010, o PV, então presidido pela prefeita de Natal Micarla de Sousa integrou a coligação com o PMDB e PR. Embora a legenda não estivesse apoiando oficialmente candidato a governador, Micarla e os hoje deputados estadual, Gilson Moura, e federal Paulo Wagner participaram da campanha de Rosalba Ciarlini.

O senador Paulo Davim, então candidato a suplente do hoje ministro Garibaldi Filho, também esteve no palanque da candidata ao Governo.

Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gilson Moura, único representante do PV na Casa, desde o primeiro momento assumiu ser da bancada governista. 

O estremecimento da relação do PV com a governadora Rosalba Ciarlini começou ano passado, ainda na presidência de Micarla de Sousa. A então prefeita demonstrava desconforto com a administração do DEM e não poupava crítica, queixando-se que o Governo do Estado não ofereceu apoio e convênios para a Prefeitura de Natal.
Quando o senador Paulo Davim assumiu a presidência do PV, em novembro do ano passado, o rompimento da legenda com o Governo Rosalba se tornou mais evidente. 
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário